RCB/TuneIn
Domingo, 17 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CABEÇA ALDEIA NATAL
Rádio Cova da Beira
Cabeça é uma aldeia encravada na serra da Estrela mas também é um dos mais genuínos postais de Natal em 2015. Agregada a Vide , no concelho de Seia, Cabeça é habitada por 160 resistentes. Homens e mulheres que desde há três anos colocam a aldeia Natal na rota das visitas natalícias.
Por Dulce Gabriel em 28 de Dec de 2015
Em Cabeça não há neve artificial nem carroceis. Há sim, muito trabalho comunitário e "orgulho" dos locais por a localidade ser, por estes dias, ponto de passagem para turistas de todo o lado. Neste domingo, 27 de dezembro, havia em Cabeça pessoas da região e do país. "Soubemos pela televisão", explicou à RCB uma transeunte do Norte de Portugal."Está muito bonito, é diferente", acrescentou ao descrever o que encontrou na aldeia Natal de Cabeça.
Por ali, os preparativos para o projeto começam, geralmente, entre setembro e outubro, por forma a que todas as "decorações ecológicas" fiquem prontas antes de o certame abrir.Além das bonitas e criativas decorações de Natal, Cabeça é também um lugar para a partilha de experiências. Algumas ligadas à faina agrícola como o pastoreio ou a produção de queijo e a  gastronomia local. Da programação que este ano se estende até dia 8 de janeiro, devido à Montaria da Casa do Pessoal da RTP, consta igualmente a realização de um presépio ao vivo ou todos os rituais à volta do Madeiro e da noite de consoada.
Cabeça que é designada como a "primeira aldeia Led de Portugal" é uma aldeia de montanha onde a população não se poupa a esforços para promover as tradições locais. O projeto Aldeia Natal, iniciado há três anos é um exemplo desse empenho colectivo, como atestam os residentes.
Pessoas genuínas que não escondem o orgulho quanto à procura de uma iniciativa que "nos enche de alegria". "Valeu muito a pena o nosso empenho", atira uma das residentes.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados