RCB/TuneIn
Sexta, 15 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
“É NECESSÁRIO COLABORAR EM VEZ DE COMPETIR”
Rádio Cova da Beira
O presidente da direcção da “Beira Serra” afirma que é preciso criar uma verdadeira rede de cooperação entre os municípios da Cova da Beira. A associação promoveu no Fundão uma mesa redonda dedicada às temáticas da economia local, criação de emprego e desenvolvimento do território.
Por Nuno Miguel em 24 de Dec de 2015

Outras da categoria:

Uma iniciativa onde Neves Dias considerou que “as autarquias têm sido em grande parte as responsáveis pela ausência dessa visão estratégica e, como também aqui foi salientado, tem-se enaltecido muito mais a competição do que a colaboração e é essa inversão de valores que tem de ser operada e que eu penso que é a grande conclusão desta jornada de hoje”.

O presidente da Beira Serra acrescenta que sem a definição dessa estratégia nunca se vão aproveitar ao máximo as potencialidades existentes na Cova da Beira “por mais potencialidades e capacidade que nós, região, possamos ter, temos de as enquadrar num nível mais extenso de cooperação quer permita criar mais oportunidades; para além disso terá de haver também uma chamada de atenção ao poder central no sentido de acabar definitivamente esta ideia de um país a duas velocidades”.

Neves Dias considera ainda que o papel de criar emprego, desenvolver a economia e potenciar o território poderia ser desempenhado pelas comunidade intermunicipal mas sublinha que, com o actual modelo, o órgão acaba por ser apenas uma caixa de ressonância das necessidades e aspirações de todas as autarquias que o integram “esse é um sintoma dessa falha estratégica que aqui foi identificada; nós sabemos que as coisas têm uma dimensão mínima para ter peso e a identidade da região não sai beneficiada com a actual divisão, quase concorrência, entre as estruturas intermunicipais e os próprios municípios que as integram. Penso que essa é uma questão que deveria ser revista”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados