RCB/TuneIn
Domingo, 15 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PA√öL: CAPITAL DA JEROPIGA
Rádio Cova da Beira
Mais de 50 expositores, uma nova rua aberta para espa√ßos comerciais, muita anima√ß√£o e jeropiga. S√£o estas algumas das atrac√ß√Ķes do programa das festividades de Santa Bebiana que a casa do povo do Pa√ļl vai promover no pr√≥ximo fim de semana.
Por Nuno Miguel em 03 de Dec de 2015

A iniciativa é realizada pelo décimo ano consecutivo e tem como grande objectivo recuperar uma tradição muito vivida durante o século passado mas que se foi perdendo com o passar dos anos.

Na última década a direcção da casa do povo decidiu novamente recriar esta festa, cujas origens remontam aos caminhos da transumância, como refere a presidente da direcção “os pastores que estavam aqui no Paúl depois das geadas abriam as pipas do vinho e faziam tipo uma procissão por todas as adegas que tinham em casa e onde confraternizavam entre todos. As mulheres podiam ajudar na confecção da alimentação mas não podiam participar na procissão porque caso contrário eram imediatamente apelidadas de bêbedas”.

Leonor Narciso tem expectativas elevadas em relação à adesão do público que, nos últimos anos, tem acorrido em massa àquela vila durante a realização das actividades “quando a casa do povo faz algo é sempre na expectativa de criar cada vez mais expectativas às pessoas; nós sabemos que há pessoas que estão em França ou em Espanha que tiram bilhetes de avião com muita antecedência para aqui poderem estar nesta altura. Mesmo a nível do país há pessoas que chegam de vários pontos e é uma festa que anualmente é visitada por muita gente e naturalmente que nós esperamos que essa tendência se mantenha”.

O orçamento para esta edição ronda os 10 mil euros e para além das teatralizações alusivas a Santa Bebiana está ainda prevista a realização de um conjunto de iniciativas complementares por forma a chamar mais visitantes à vila “vamos desenvolver no sábado à tarde um conjunto de workshop´s relacionados com música e com o bem estar do corpo e da mente; vamos ter também danças e jogos para crianças e também uma demonstração de um trabalho em «vídeo mapping» sobre as tradições culturais do Paúl.

O ponto alto das festividades decorre no sábado à noite, a partir das 22:00, com a procissão de Santa Bebiana por algumas das principais artérias da vila, terminado com o habitual pregão trazido por um pregador de fora no largo da praça.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados