RCB/TuneIn
Quinta, 24 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MAIS DE UMA CENTENA DE NOVOS CASOS EM 2015
Rádio Cova da Beira
O gabinete de apoio √† v√≠tima de viol√™ncia da associa√ß√£o ¬ďCoolabora¬Ē registou 104 novos casos entre 1 de Janeiro e 31 de Outubro deste ano. Os dados foram avan√ßados em confer√™ncia de imprensa pela presidente da direc√ß√£o em que foi assinalado o dia mundial da erradica√ß√£o da viol√™ncia contra as mulheres.
Por Nuno Miguel em 26 de Nov de 2015

Outras da categoria:

Mais de 80 por cento dos novos casos identificados dizem respeito ao sexo feminino e, de acordo com Graça Rojão, há outros indicadores muito preocupantes “um deles diz respeito ao facto de 42 por cento dos agressores das vítimas que temos acompanhado terem uma dependência que, por norma, é o álcool. Muitas vezes é frequente ouvirmos atitudes de minimização da violência mas 60 por cento dos casos que foram acompanhados pelo nosso gabinete tiveram marcas de violência física”.

O maior número de casos foi identificado no concelho da Covilhã e cerca de 53 por cento foram encaminhados para o gabinete por outras instituições parceiras como o centro hospitalar da Cova da Beira, PSP, GNR, agrupamento de centros de saúde e segurança social. De acordo com Graça Rojão estes números “mostram a força que tem o trabalho em rede no caso do nosso gabinete e da importância dessa parceria; em relação aos concelhos de residência 74 por cento dos casos são da Covilhã, dez por cento do Fundão, nove por cento de Belmonte e sete por cento de outros concelhos sendo que se acentuou o número de vítimas do concelho da Covilhã”.

Desde que foi criado, em 2010, o gabinete de apoio à vítima de violência da “Coolabora” já realizou 961 atendimentos. Um número que no próximo ano pode aumentar quando a associação colocar em funcionamento o gabinete itinerante de apoio que é um dos projectos que vai ser financiado pela câmara da Covilhã ao abrigo do orçamento participativo para 2016.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados