RCB/TuneIn
S√°bado, 04 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
REENCONTROS NO LIVRO DE ANTONIETA GARCIA
Rádio Cova da Beira
"Apontamentos para a Hist√≥ria do Ensino no Concelho do Fund√£o¬Ē √© o t√≠tulo do novo trabalho de pesquisa e investiga√ß√£o de Antonieta Garcia. A obra que come√ßou a ser pensada h√° dois anos foi apresentada no dia do encerramento das comemora√ß√Ķes dos 50 anos da Escola Industrial do Fund√£o.
Por Dulce Gabriel em 26 de Nov de 2015

A obra foi apresentada pelo bibliotecário da escola secundária do Fundão, José Pina que sublinhou o facto de o livro permitir um reencontro com um passado de lutas e perseverança, através de uma linguagem caracterizada “pelo rigor e objectividade”. “Pela abrangência dos conteúdos não deixará de constituir-se como uma obra de referência e consulta obrigatória”, acrescentou. O livro “conduz-nos numa viagem por vezes arrebatadora”, através da qual o leitor estimula o contacto com a memória de “ilustres fundanenses que pela sua acção moldaram o que é hoje a comunidade fundanense”.

Em jeito de conclusão, José Pina referiu que a investigação de Antonieta Garcia “é um registo que se constitui como herança para as gerações futuras e que revela a firmeza do Fundão em acreditar que com as pessoas é possível concretizar os sonhos”.

Sobre a obra, a autora confessou o “imenso prazer” que lhe deu escrevê-la sublinhando a importância da oralidade recolhida junto das fundanenses Maria de Lourdes Paulouro e Maria Amélia Gil que a ajudaram a compreender os percursos de ensino/aprendizagem no concelho do Fundão, “uma terra com uma hierarquia muito definida”, disse. Na intervenção em que partilhou algumas das histórias que mais enriqueceram o percurso de investigação, Antonieta Garcia lembrou “o tardio aparecimento de uma escola pública”. A evolução de mentalidades da população e a determinação de um povo na busca de uma escola foi   tónica da intervenção da investigadora que salientou a força do Jornal do Fundão, o trabalho reivindicativo dos operários da Moagem e da Auto Transportes do Fundão na defesa da escola.

Em resumo, “O livro é o resultado de um estudo altamente qualificado feito por uma grande senhora”, considerou Alcina Cerdeira vereadora da educação e cultura na Câmara Municipal do Fundão.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados