RCB/TuneIn
Domingo, 23 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
BANDA DE PEROVISEU ASSINALA 125 ANOS
Rádio Cova da Beira
A comemorar 125 anos, a filarmónica de Peroviseu inaugurou o Coreto Chico Neto, como era conhecido na aldeia Francisco Anselmo Neto, que morreu há 10 anos e que dedicou uma vida à banda. A homenagem é “apropriada” e o dia foi inesquecível para a família do homenageado e para a banda que perseguia este sonho há décadas.
Por Paula Brito em 24 de Nov de 2015
 “Acho que é uma homenagem muito apropriada porque o meu pai começou com 10 anos e terminou com 81 e foi de uma dedicação extrema. Eu lembro-me que às vezes em casa as coisas ficavam para trás porque a banda era o grande amor da vida dele. Ele teve oportunidade de sair, ter um emprego melhor mas ele dava sempre a desculpa que não queria ir sem a família, mas nós sabíamos que a família era a banda”.

O coreto, é segundo Francisco Gamboa, presidente da direcção da filarmónica perovisense, um sonho tornado realidade “é um sonho muito antigo, de gerações, no caso o nosso mestre da banda com toda a sua carolice, um empreiteiro e todos os elementos da banda deitaram mãos à obra que ainda não está acabada, mas o resto será feito uma vez mais com carolice, o importante era termos esta parte do coreto terminada nos 125 anos.”

O coreto, segundo o presidente da junta de Peroviseu, vem dignificar ainda mais a zona de lazer da freguesia “cedemos uma parte do terreno de uma zona de lazer que requalificamos há pouco tempo e muito interessante, e ainda por cima junto à sede da banda. Disponibilizámos o terreno, demos o apoio logístico e uma comparticipação financeira no âmbito dos 125 anos”.

A banda filarmónica de Peroviseu completou 125 anos de existência, sempre activa e sem interrupções. António Manuel Neto, regente da banda há 18 anos, espera que assim se mantenha no futuro “vamos trabalhar para que isso aconteça, embora nos deparemos com uma conjuntura que nos dificulta manter as pessoas integradas nestas associações, por questões de trabalho, de estudo, mas ainda assim vamos conseguir dar conta do recado”.

A banda filarmónica de Peroviseu tem actualmente 40 elementos dos oito aos 80 anos e baptizou, em dia de aniversário, mais quatro novos elementos.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados