RCB/TuneIn
Quinta, 27 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
“OS NÚMEROS DA DESIGUALDADE EM PORTUGAL”
Rádio Cova da Beira
É este o título da mais recente obra do economista Eugénio Rosa e que foi publicamente apresentada no cine teatro avenida em Castelo Branco. Uma obra onde o autor recorre à análise de várias estatísticas oficiais e onde procura evidenciar as desigualdades sociais que se evidenciam como a existência de 19 por cento da população a viver abaixo do limiar da pobreza e onde aponta algumas alternativas com o objectivo de inverter a situação.
Por Nuno Miguel em 22 de Nov de 2015

De acordo com Eugénio Rosa “a desigualdade na distribuição da riqueza é um dos maiores travões ao crescimento económico do nosso país e neste livro eu aponto um conjunto de medidas que podem ser tomadas para reduzir essas desigualdades como por exemplo uma alteração do sistema fiscal, mas democrático, que reduz os impostos sobre os trabalhadores e aumentando-os sobre outros rendimentos. Nós temos um país onde 10 por cento das pessoas concentra cerca de 60 por centro da riqueza e isso é determinante para que cerca de 19 por cento das pessoas viva abaixo do limiar da pobreza. Outra das formas de contribuir para isso é dar educação de nível mais elevado às populações porque normalmente os filhos têm habilitações mais elevadas que os pais e se conseguirmos elevar o índice das qualificações acredito que todos ficaremos a ganhar”. 

Luís Garra, coordenador da união de sindicatos de Castelo Branco, refere que esta obra “é um elemento de análise mas que também nos dá os elementos necessários para fundamentarmos as nossas reivindicações, particularmente num momento em que nós colocamos na ordem do dia a necessidade do aumento geral dos salários e com grande enfoque no salário mínimo nacional. Este livro dá-nos os elementos e a argumentação suficiente para reivindicarmos as reivindicações que estamos fazer seja no plano salarial ou seja no plano dos direitos sociais, nomeadamente o direito à educação, à saúde e à protecção social”. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados