RCB/TuneIn
Domingo, 23 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
GUIA DO ROTEIRO DAS MINAS
Rádio Cova da Beira
O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional apresentou, na escola superior de educação (ESE), em Castelo Branco, o lançamento oficial da publicação electrónica "Serviços educativos e visitas escolares” do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.
Por Paulo Pinheiro em 10 de Nov de 2015

Esta plataforma nacional, do qual o Geopark Naturtejo faz parte, é promovida pela Direcção Geral de Energia e Geologia - DGEG, do Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, e pela Empresa de Desenvolvimento Mineiro – EDM, com o objectivo de preservar e divulgar os patrimónios geológico e mineiro. O Roteiro de Minas engloba 31 parceiros como museus, centros de ciência, geoparques, percursos, paisagens naturais entre outros, variadas iniciativas relacionadas com minas e locais de interesse geológico que estão valorizados e preparados para ser visitados, constituindo produtos turísticos.

 

O Geopark Naturtejo é parceiro do Roteiro de Minas desde a sua criação, em 2010, sendo um local privilegiado, com um vastíssimo património geológico e geomineiro, reconhecido pela UNESCO, acessível ao público e já incluído na oferta turística e educativa da região.

 

O e-book agora lançado é dedicado ao público escolar, contemplando as actividades educativas dos vários parceiros para o ano lectivo 2015/2016. A publicação reúne mais 200 iniciativas, disponíveis por todo o país, com informação logística, assim como informação sobre os níveis de ensino e as disciplinas em que se enquadram as actividades. O guia "Serviços educativos e visitas escolares” inclui visitas a museus e centros de interpretação, a grutas, a minas, a exposições interactivas, realização de percursos pedestres, visionamento de documentários, realização de ateliers e muitas outras actividades que podem ser consultadas em www.roteirodeminas.pt.

 

A sessão foi presidida por Fátima Jorge, docente da ESE, pelo vereador Paulo Urbano do Geopark Naturtejo e por Carlos Caxaria da EDM que destacou o potencial desta publicação que reúne uma oferta tão abrangente a nível nacional.

 

Para o vereador Paulo Urbano, este guia é uma valiosa ferramenta para professores de todo o país, que resulta do trabalho dos parceiros do Roteiro de Minas, destacando-se o contributo do Geopark Naturtejo com 15 Programas Educativos pelos sete municípios do Geopark Naturtejo. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados