RCB/TuneIn
Quinta, 12 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
EQUIPA DA UBI GANHA PRÉMIO COM CHÃO INTELIGENTE
Rádio Cova da Beira
Um novo conceito de chão inteligente para deteção de intrusos foi o projeto apresentado por uma equipa de alunos da UBI que venceu o Prémio Open Mind da empresa de segurança ESEGUR. Na corrida estavam 10 equipas semi- finalistas de diversas universidades e politécnicos do país. A fase final do concurso decorreu terça-feira, 27 outubro, no auditório da reitoria da Universidade Nova de Lisboa.
Por Paulo Pinheiro em 29 de Oct de 2015

Outras da categoria:

Suportado por um sistema informático de baixo custo, o protótipo desenvolvido como prova de conceito usa botões de pressão por baixo do chão, que comunicam com um computador Raspberry Pi, com o qual é possível interagir via Web. As aplicações práticas desta ideia vão desde a deteção de intrusos até à otimização de recursos, como, por exemplo, a eletricidade, passando pela identificação de zonas de passagem (ou de paragem) numa grande superfície e traçado de rotas.

 

Este concurso, que já vai segunda edição, visa premiar ideais no setor da segurança, seja de infraestruturas, seja informática. Já na edição anterior foram apresentadas várias ideias a concurso pela UBI, tendo chegado duas equipas à fase de semifinalistas e uma equipa à fase de finalistas. Este ano chegaram três equipas à fase de semi-finalistas e duas à fase de finalistas.

 

A equipa vencedora foi constituída por Cristiano Ramos e Mikael Grilo, alunos de mestrado em Engenharia Informática, Rita Pinto, aluna de doutoramento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, orientados pelo docente do departamento de Informática Pedro Inácio.

 

As aplicações a longo prazo relacionadas com o tratamento dos dados que possam ser recolhidos por uma solução deste género e as tecnologias que podem ser usadas no projeto ainda estão a ser alvo de melhor análise.

 

 

 

Fonte: UBI 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados