RCB/TuneIn
Domingo, 15 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
"ECOLÓGICO, SOCIAL E PARA TODOS"
Rádio Cova da Beira
É o que a Liga dos Amigos do Alcaide, que organiza a sétima edição do "Festival do Cogumelo - Míscaros 2015" pretende que seja o evento, que este ano tem cinco dias (11 a 15 Novembro). Na conferência de imprensa de apresentação nacional do festival, que decorreu na casa Cunha Leal (Alcaide), foi dado a conhecer o programa que continua a contar com a presença de chefes de cozinha e com anim
Por Paulo Pinheiro em 28 de Oct de 2015

Os dois primeiros dias (11 e 12 de Novembro) são direcionados para a temática do evento, com passeios, seminários , workshops e tasquinhas. Os restantes dias convidam os visitantes a desfrutar das belezas naturais da aldeia e da Serra da Gardunha, a saborearem as diversas formas de cozinhar o cogumelo e a divertirem-se.

Um festival ecológico porque a ideia passa pela não utilização de plásticos

"Queremos contribuir para a sustentabilidade ecológica do meio ambiente e reduzir a pegada deixada por este evento. Portanto, o plástico foi banido e também haverá uma forte aposta na reciclagem e separação dos resíduos sólidos", refere Fernando Tavares, presidente da Liga dos Amigos do Alcaide, instituição que promove o "Míscaros" em parceria com a Junta de Freguesia do Alcaide e com a Câmara do Fundão. De acordo com este responsável, os pratos e tigelas e talheres de plástico, que normalmente eram utilizados, dão lugar a um 'kit' com as mesmas peças, mas produzidas num material à base de folha de cana-de-açúcar, que foi mostrado este fim-de-semana,

De acordo com os promotores, os cogumelos recolhidos durante o evento estarão  numa casa na praça central da aldeia onde José Matos e a bióloga Anabela Marisa Azul explicam tudo o que as pessoas pretendem saber sobre as centenas de espécies de cogumelos.

Para além dos chefes convidados, pela primeira vez, o festival conta com o "Chefe da Aldeia". Este ano "começamos com o Sr. José Matos e para o ano vamos convidar outro tasqueiro dos "Míscaros", que costuma confecionar alguns pratos no festival para fazer um live cooking. O objetivo que cada um se sinta um chefe Michelin do nosso festival", refere o presidente da Liga.

E para que o festival seja para todos, nas instalações da Liga dos Amigos é criado um espaço "Babysitting", pela Animative, empresa de eventos, onde é possível aos pais deixarem os seus filhos em segurança .Será uma tenda aquecida e as crianças terão muitas propostas para brincarem, explica Fernando Tavares.

Para os idosos, a Liga pretende também ter um local onde possam divulgar, por exemplo, como antigamente se fazia o pão. No espaço estará uma padeira da freguesia que confecciona ao vivo pão de cogumelo "será uma troca de experiências", sustenta a Liga dos Amigos.

O festival do Cogumelo pretende também ajudar a loja social do Fundão e proporcionar a algumas famílias carenciadas a possibilidade de visitarem o evento. Está programado para o dia 14 de Novembro (sábado), pelas 23:00H, o lançamento de "lanternas do céu", ou "balões de São João", cada unidade é vendida a três euros ou mais, cuja receita reverte a favor da Loja Social do Fundão, que está a apoiar cerca de 70 famílias carenciadas

"Um contributo que queremos dar porque também gostamos de ser ajudados", sublinha Fernando Tavares.  

O Festival é organizado pela Liga dos Amigos do Alcaide, em colaboração com a câmara municipal do Fundão, junta de freguesia de Alcaide e com o apoio de várias empresas. 

 

 

 

 

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados