RCB/TuneIn
terça, 27 set 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CONFRARIA DO MARANHO REALIZA XI CAPÍTULO
Rádio Cova da Beira
A Real Confraria do Maranho, de Pampilhosa da Serra, fundada em 19 de Março de 2003, realiza, no próximo dia 31 de Outubro, o seu XI Capítulo.
Por Paulo Pinheiro em 26 de Oct de 2015

São entronizados como confrades de honra, António Silva Henriques Gaspar, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, natural de Pampilhosa da Serra, Luís Miguel Pacheco, professor associado na Universidade Portucalense e professor auxiliar convidado na Universidade de Aveiro.

A cerimónia de entronização decorre em Pampilhosa da Serra, no auditório do edifício Monsenhor Nunes Pereira. A iniciativa conta com a presença do presidente do município de Pampilhosa da Serra, José Brito, e nela são entronizados 14 novos confrades efectivos e a actuação do grupo de saxofones do grupo musical Fraternidade Pampilhosense.

A Real Confraria do Maranho tem como objectivos "divulgar a gastronomia regional e da beira serra, em especial o Maranho, contribuir para a salvaguarda e recuperação do gastronómico que de mão em mão, boca a boca, nos foram transmitidas desde os tempos ancestrais até à actualidade, preservar a utilização do Serpão como condimento na cozinha serrana e fomentar a amizade e a fraternidade entre todos os confrades".

O concelho da Pampilhosa da Serra, inserido numa zona de montanha, de montes e vales com rios e ribeiros tem, por tradição, o Maranho, o Cabrito, bacalhau da couvada e a Truta como os seus pratos mais vivos. A tigelada, o arroz doce, o bolo de azeite e as filhós são ex-libris da doçaria serrana.   

O Maranho de Pampilhosa da Serra, tem na pastorícia a sua génese. O pastor era fonte de história, lenda e tradição, transformando, assim, a Cabra no animal preferido na mesa serrana. Por épocas festivas o Maranho era coroado Rei.

A utilização do serpão, como condimento na gastronomia serrana, diferencia o Maranho da zona norte do pinhal interior. O serpão é uma erva aromática da Serra do Açor usada no norte e a segunda usada na zona sul do pinhal interior. 


 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados