RCB/TuneIn
Quinta, 27 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
COVILHÃ: RECITAL DE PERCUSSÃO COM VASCO FAZENDEIRO
Rádio Cova da Beira
Integrado nas comemorações do dia mundial da música, que se comemora amanhã (1 de outubro), o auditório do centro Cultural da Banda da Covilhã acolhe o recital de percussão com o músico Vasco Fazendeiro. O evento marca também a abertura oficial da Academia de Música da Associação Recreativa Musical Covilhanense.
Por Paulo Pinheiro em 30 de Sep de 2015

Sobre VASCO FAZENDEIRO

Vasco Mineiro Fazendeiro, iniciou os seus estudos músicas aos 6 anos de idade, no projeto Zeethoven, prosseguindo por mais dois anos no conservatório da Covilhã. Em 2012 ingressa na Banda da Covilhã e em 2013 na EPABI, na classe de Percussão, no curso de instrumentista de Sopros e Percussão (nível IV – equivalência ao 12º ano de escolaridade), com a duração de 3 anos, na classe do professor Edgar Araújo e Aldovino Mungambue.

Participou em diversas masterclasses de Percussão com os seguintes professores: Pedro Carneiro, Hans Zonderop, Bruno Filipe, Edgar Araújo, Luís Neiva, Marco Fernandes, Mário Teixeira. Ao longo do seu percurso curricular destacam-se, também, participações em estágios de orquestras nacionais e internacionais. Atualmente encontra-se na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART – castelo Branco) na classe do professor Bruno Costa a frequentar o 1º ano.

 

 

ACADEMIA de MÚSICA da BANDA da COVILHÃ

A Academia de Música da Banda da Covilhã, representa"uma oferta única na cidade e região com um programa e metodologias pedagógicas que assentam na amizade, no companheirismo e no envolvimento dos pais", refere a direção da coletividade.

A Música faz parte da vida e com ela as nossas crianças e jovens crescem de forma mais saudável. Muitos talvez não saibam, mas a Banda da Covilhã tem um leque de propostas que vão desde os instrumentos de sopros, como a flauta transversal, oboé, fagote, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba, eufónio, até ao grande naipe da percussão onde podem aprender xilofone, marimba, vibrafone, bateria, tímpanos entre tantos outros.

Os alunos iniciam a sua prática instrumental no 1º dia de aulas, e ao mesmo tempo são integrados em orquestras, ensambles conjuntamente com a formação musical. As aulas decorrem na renovada sede da Banda da Covilhã (Jardim Público) com excelentes condições desde auditório, salas de formação, estúdios, salas de ensaio, etc... Quanto aos horários são ao final da tarde após as aulas durante a semana e sábados de manhã. Existe uma pequena propina e bolsas para alunos carenciados. Que ninguém nesta cidade e região não deixe de aprender música por falta de condições. Ao mesmo tempo a Banda disponibiliza os instrumentos musicais a título gratuito.

Ao longo da história recente do projeto de aprendizagem musical na Banda da Covilhã, foram largas centenas de crianças e jovens que frequentaram/frequentam a nossa escola, onde muitos deles descobriram a sua vocação, e que hoje já ingressaram em escolas profissionais, e até mesmo no ensino superior em Portugal e no estrangeiro, motivo que nos orgulha muito. 

A Academia de Música da Banda da Covilhã conta com uma equipa profissional de professores e com o maestro Luís Clemente na direção musical das orquestras.

As inscrições estão abertas até final de Dezembro, e podem ser realizadas na secretaria da Banda da Covilhã, aberta todos os dias úteis das 14:00 às 20:00 e aos sábados das 10:30 às 13:00. As aulas tem início no dia 28 de Setembro. Podem ainda solicitar mais informações via e-mail para bandadacovilha@gmail.com ou através do telefone 960119969.

 

Fonte da banda da Covilhã.  


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados