RCB/TuneIn
Quarta, 17 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
CMC: DISTINÇÕES APROVADAS
Rádio Cova da Beira
A câmara municipal da Covilhã aprovou por unanimidade o programa das comemorações dos 145 de elevação a cidade, que se assinalam no próximo dia 20 de Outubro e em que vão ser entregues 17 condecorações a personalidades e instituições. Mário Soares, antigo presidente da república, vai receber a chave da cidade e a medalha de ouro de mérito municipal. Também Álvaro Ramos, antigo presidente da autarquia recebe a chave da cidade.
Por Nuno Miguel em 29 de Sep de 2015

De acordo com o presidente da autarquia estas duas distinções têm um significado especial uma vez que Álvaro Ramos era presidente da câmara da Covilhã quando Mário Soares “realizou a sua segunda presidência aberta fora do âmbito das capitais de distrito aqui na nossa cidade e também por isso queremos associar estas duas personalidades”. Quanto à atribuição da mais alta distinção da cidade ao antigo chefe de estado, Vítor Pereira refere que “é o pai fundador da democracia portuguesa, enquanto governante foi um dos primeiros a centrar a sua atenção no interior do país e que ajudou a implementar tudo o que se fez no início da nossa vida democrática, prestigiou Portugal e notabilizou-se em todos os cargos que ocupou e para nós é uma honra e um privilégio podermos agraciá-lo e recebe-lo condignamente na nossa cidade”.   

Nesta cerimónia também a escola secundária Quinta das Palmeiras vai receber a medalha de ouro. Com a categoria de prata vão ser distinguidos os empresários Ezequiel Guilherme, João Magalhães, António Moreira, Paulo Ribeiro e Manuel Duarte conjuntamente com a esposa. Luís Cipriano, presidente da associação cultural da Beira Interior, António Bento Duarte, chefe da junta regional de escuteiros estão também entre os homenageados assim como a banda filarmónica do Paúl e o Teatro das Beiras. De acordo com o autarca existiu uma preocupação em privilegiar este ano os sectores da economia e da cultura “os empresários são pessoas que tem dado o seu melhor para criar emprego e riqueza no nosso concelho e é exactamente disso que nós precisamos para cá fixar as nossas populações e nesse sentido eles são faróis que se notabilizam nas suas actividades e que os jovens devem olhar para eles como bons exemplos; o mesmo digo em relação às associações e aos homens de cultura que nós queremos aqui agraciar, dando nota da importância que nós sempre demos à cultura”.

Da lista dos homenageados, Vítor Pereira realça a distinção que vai ser entregue a Paulo Ribeiro, actual vereador do PSD na câmara do Fundão, que é apontado como um exemplo para os novos estudantes que chegaram este ano à universidade da Beira Interior “este é um bom exemplo de alguém que chegou à Covilhã vindo de Felgueiras que aqui estudou, se fixou, inovou e criou as suas empresas e hoje tem interesses económicos e empresas nas sete partes do mundo; é de elementar justiça que este jovem empresário seja distinguido porque ele ainda vai criar muitas outras empresas aqui na Covilhã e sabendo nós que ele tem desenvolvido muito a sua actividade numa área em que nós também temos vindo a apostar que é a do agro alimentar”.

Nestas comemorações do 20 de Outubro também vão ser distinguidos José Luís Campos, antigo presidente da junta de freguesia de Aldeia de São Francisco de Assis; Álvaro Mineiro, antigo autarca da freguesia de São Martinho. A medalha de prata de mérito municipal também vai ser entregue a título póstumo a José Marmelo e Silva e a Sebastião Lopes. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados