RCB/TuneIn
Domingo, 23 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ASSOCIATIVISMO: VITÓRIA S. ANTÓNIO INAUGURA MURAL
Rádio Cova da Beira
Em homenagem às fiadeiras do concelho da Covilhã, a direcção do Grupo Recreativo Vitória de Santo António, inaugurou no passado fim-de-semana, um mural de autoria de José Manuel Pereira. A obra exposta no muro de suporte junto à sede social, durou um mês a fazer, e responde a um desafio lançado pelo presidente da colectividade, por duas razões fundamentais diz o autor.
Por Miguel Malaca em 23 de Sep de 2015

"Primeiro porque demos beleza a um muro de suporte que estava vazio, utilizando materiais já velhos (paletes de madeira), e que conseguimos reciclar, e 2º com este mural homenageamos a mulher no têxtil no concelho da Covilhã, através de uma fotografia retirada de um livro do museu de lanifícios", refere  o autor da obra à RCB.

Nesta obra, recorde-se, foram apenas utilizados materiais recicláveis e ecológicos.

Com um orçamento total de mil e quinhentos euros, a RCB, quis também saber através do autor, o que as pessoas podem ver de facto pintado no mural.

"Podem ver uma obra já de grandes dimensões, feita com paletes de madeira recicláveis e pintadas com tintas e vernizes ecológicos, e o desenho de uma fiadeira a tecer fio, através de uma corda colocada estrategicamente no desenho. Este trabalho durou todo o mês de agosto, e tive o apoio do meu filho Simão Pereira." Conclui o professor de artes da Escola Secundária Campos Melo.

Esta inauguração deixou também muito orgulhoso o presidente da mesa da assembleia geral.

Rafael Pardal espera que "esta obra também não tenha deixado indiferente os sócios, os habitantes do bairro e cidade da Covilhã. Estou deveras orgulhoso desta iniciativa e obra. O Vitória bem merece". Disse aquele dirigente.

Para o vereador da cultura da Câmara Municipal da Covilhã Jorge Torrão, "este mural, que a autarquia irá apoiar, representa bem a qualidade do trabalho do autor e da arte urbana da cidade, tratando-se assim de uma justa homenagem à mulher do têxtil e do debuxo no concelho". Afirma o autarca.

Quanto ao presidente da direcção do GR Vitória de S. António, José Miguel Ribeiro, esta inauguração, "é um orgulho enorme para mim e para a minha direcção inaugurar este mural. trata-se da nossa 1ª grande obra de mandato, e está de facto muito bonita. O Zé Pereira está de parabéns, está realmente uma obra espectacular. Esta zona da sede social já precisava de algo diferente. Andámos aqui durante 4 meses a trabalhar para que tudo isto fosse possível. A homenagem às fiadeiras da Covilhã é justíssima. A obra custou cerca de 1.500 euros, e espero que, tal como o ex-vice-presidente da Câmara afirmou em julho, apoie esta obra na totalidade. " Rematou o dirigente.

A cerimónia contou ainda com a presença de vários convidados e amigos da colectividade covilhanense, incluindo Abel Cardoso, vogal da União de Freguesias Covilhã/Canhoso. 

O evento esteve integrado na realização do 20º encontro nacional de folclore do Grupo Recreativo Vitória de S. António.

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados