RCB/TuneIn
s√°bado, 01 out 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"PENSAMENTOS" APRESENTADO EM CASTELO BRANCO
Rádio Cova da Beira
Decorre esta quinta-feira na biblioteca municipal de Castelo Branco, pelas 16:00H, a apresentação nacional do livro "Pensamentos", da autoria do Padre João Avelino (capelão no Hospital Amato Lusitano).
Por Paulo Pinheiro em 17 de Sep de 2015

A cerimónia será presidida pelo presidente da Câmara albicastrense, Luís Correia, conta com a presença do Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias, do diretor da editora RVJ - Editores, João Carrega, e do autor da obra, João Avelino.

A obra inédita no país, tem o alto patrocínio da Câmara de Castelo Branco, e assume-se como um dicionário de pensamentos. Nas cerca de 500 páginas, o autor que recolhe pensamentos há mais de 20 anos, ordenou-os por temas e por ordem alfabética.

Com a chancela da RVJ - Editores, o livro resultou de um trabalho de pesquisa de João Avelino. Na sua nota introdutória o autor explica que "esta obra tem sido elaborada desde há vinte anos, de quando estive num ano de reflexão e reciclagem em Salamanca. Comecei por concretizar o que desde sempre me seduziu: encontrar frases, provérbios, anedotas e reflexões que pudessem dar resposta a interpelações em diversas circunstâncias e ocasiões".

No seu entender, "o pensamento é a base e a raiz do comportamento e do respetivo crescimento. Os pensamentos são a melhor herança dos sábios que não se deteoram, nem perdem a validade e a continuidade".

Por sua vez, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, considera no seu texto que escreveu para esta obra, que “Pensamentos é um livro único pela sua singularidade, criatividade, mas sobretudo pela sua sensibilidade. O resultado final demonstra toda a dimensão humana de quem ao longo dos últimos 20 anos recolheu pensamentos diversos, catalogou-os e reuniu-os num dicionário de mensagens, ordenado pelo alfabeto. O Padre João Avelino colocou neste seu livro uma dedicação imensa. Algo que não surpreende. Quem o conhece sabe que é essa a sua maneira de ser e de estar".

João Carrega, diretor da RVJ Editores, escreve no prefácio que "esta é uma obra de consulta. É um espaço de reflexão, que não tem o objetivo de ser lido de fio a pavio, como se de um romance se tratasse. Mas é um livro útil e original, que apesar de editado estará sempre inacabado".

A entrada na apresentação é livre e aberta ao público

  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados