RCB/TuneIn
sábado, 24 set 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"A EVA DE GRÁCIA"
Rádio Cova da Beira
Inserida no programa do mercado Kosher, que decorre este domingo, em Belmonte, João Mendes Rosa estreia a peça de teatro intitulada "A EVA DE GRÁCIA".
Por Paulo Pinheiro em 13 de Sep de 2015

Inserido no programa do V Mercado Koscher, a peça irá ser levada a cena no próximo Domingo, dia 13, pelas 19.00h pelo grupo de Teatro Alma de Ferro e será precedida da apresentação pública do respectivo livro, no anfiteatro do castelo, pelo escritor António Sá Gué, pelas 18.00h.

 

A obra de teatro baseia-se em factos reais ocorridos no século XVI, e recolhidos em documentação histórica dos processos inquisitoriais do então chamado ‘Tribunal do Santo Ofício’ . Trata-se de uma corajosa e arrojada sublevação de populares (Judeus e Cristãos) contra a Inquisição em 1580.

 

Em festa de Judeus, a estreia da peça em Belmonte "vem fazer recordar um dos períodos mais obscuros da história da humanidade, mas foi também a época de grandes humanistas e opositores à perseguição judaica", refere a editora.

A obra, editada pela Editorial Capitulum, divide-se em 4 actos e a peça irá ser representada um pouco por todo o país.

João Mendes Rosa destacou-se recentemente no panorama literário nacional ao classificar-se como finalista do ‘Prémio Eduardo Lourenço’, ficando em terceiro lugar na escolha do júri, prémio ganho no final por Agustina Bessa-Luís.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados