RCB/TuneIn
Sexta, 28 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FRANCISCO FRANCO VENCE CONCURSO
Rádio Cova da Beira
Francisco Morais Franco, 25 anos, natural da Covilhã vence primeiro Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante.
Por Paulo Pinheiro em 09 de Sep de 2015

O guitarrista que queria ser pianista cruzou-se, por mero acaso com Dejan Ivanovic, no Conservatório Regional de Música da Covilhã. Viu Dejan a tocar e não mais largou a guitarra. “Eu tinha apenas nove anos quando comecei a estudar. Já participei em vários concursos internacionais mas confesso que tenho uma certa fobia a concursos em Portugal e nem estava nos meus planos concorrer”, começou Francisco por explicar no final da cerimónia de entrega de prémios. “Acabei por me inscrever à última hora e não podia ter corrido melhor. Vou muito satisfeito daqui, a qualidade dos meus adversários era muito boa e não estava à espera de conseguir o primeiro prémio” - acrescenta.

 

Francisco já pisou palcos de vários países como Espanha, Itália, Polónia, República Checa, Reino Unido e Alemanha, somando já 25 prémios. A estes, junta-se, agora, o primeiro prémio do I Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante. “Com os cinco mil euros vou fazer uma pós-graduação em guitarra, na vizinha Espanha” - concluiu, orgulhoso o músico que é presença assídua nas televisões e rádios portuguesas.

 

Recorde-se que o I Festival/Concurso Internacional atraiu 150 participantes de várias nacionalidades. E entres eles esteve o ucraniano Marko Topchii, considerado o génio dos concursos que, apesar de ter apenas 24 anos, já ganhou mais de 50 prémios em todo o mundo. Topchii conquistou o segundo lugar e o brasileiro Pedro Rogério Silva. No total, o Concurso atribuiu quase nove mil euros em prémios, distribuídos pelas categorias B,C, D, E e F.

 

 

 

 

Fonte: www.verportugal.net 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados