RCB/TuneIn
Domingo, 22 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“UMA POETA POPULAR”
Rádio Cova da Beira
É este o título do primeiro livro de poesia de Apolinária Formiga e que ontem foi publicamente apresentada na freguesia do Telhado no âmbito da cerimónia de inauguração da casa do Barro.
Por Nuno Miguel em 31 de Aug de 2015

Uma obra onde a autarquia procura descrever em poesia várias situações típicas do concelho do Fundão e em particular daquela aldeia sendo que todas as receitas vão reverter para apoiar o lar do Telhado “esta poesia é dedicada ao Fundão, ao Telhado e também a alguns eventos por onde fui passando mas não estão todos porque alguns ficaram ainda na gaveta; mas sempre pensei em fazer um livro de poesia para ajudar o lar do Telhado porque ninguém pode dizer que não vai precisar desta casa e ela é boa para todos nós”.

 

Na cerimónia de apresentação da obra, a autora agradeceu publicamente todo o apoio dado pela câmara do Fundão que permitiu concretizar um sonho que tinha; lançar um livro “assim que souberam que eu queria fazer um livro de poesia, pediram-me as folhas onde estavam escritas e trataram de tudo o resto; tiveram o carinho de se empenhar e trataram de tudo para que o livro hoje aqui possa estar”.

Paulo Fernandes, presidente da câmara do Fundão, destaca o papel que Apolinária Formiga tem desempenhado na preservação das tradições culturais do concelho, associando a esse facto as apostas desenvolvidas na área na gastronomia. Para o autarca “a D. Apolinária é uma das pessoas mais multifacetadas em defesa daquilo que são os valores da nossa terra e a nossa principal embaixadora; ela é talvez a mulher mais conhecida que nós temos no concelho e o trabalho que desenvolve, que ela não chama trabalho mas sim uma devoção, esta a ser desenvolvido durante décadas e por isso nós só podemos estar muito agradecidos”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados