Uma obra onde a autarquia procura descrever em poesia várias situações típicas do concelho do Fundão e em particular daquela aldeia sendo que todas as receitas vão reverter para apoiar o lar do Telhado “esta poesia é dedicada ao Fundão, ao Telhado e também a alguns eventos por onde fui passando mas não estão todos porque alguns ficaram ainda na gaveta; mas sempre pensei em fazer um livro de poesia para ajudar o lar do Telhado porque ninguém pode dizer que não vai precisar desta casa e ela é boa para todos nós”.
Na cerimónia de apresentação da obra, a autora agradeceu publicamente todo o apoio dado pela câmara do Fundão que permitiu concretizar um sonho que tinha; lançar um livro “assim que souberam que eu queria fazer um livro de poesia, pediram-me as folhas onde estavam escritas e trataram de tudo o resto; tiveram o carinho de se empenhar e trataram de tudo para que o livro hoje aqui possa estar”.
Paulo Fernandes, presidente da câmara do Fundão, destaca o papel que Apolinária Formiga tem desempenhado na preservação das tradições culturais do concelho, associando a esse facto as apostas desenvolvidas na área na gastronomia. Para o autarca “a D. Apolinária é uma das pessoas mais multifacetadas em defesa daquilo que são os valores da nossa terra e a nossa principal embaixadora; ela é talvez a mulher mais conhecida que nós temos no concelho e o trabalho que desenvolve, que ela não chama trabalho mas sim uma devoção, esta a ser desenvolvido durante décadas e por isso nós só podemos estar muito agradecidos”.