RCB/TuneIn
Terça, 18 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
"CHOCALHOS": O MAIOR EVENTO DOS ÚLTIMOS 15 ANOS NA REGIÃO
Rádio Cova da Beira
Defendeu o presidente da câmara municipal do Fundão na apresentação do programa da 14ª edição do evento, que se realizou em Alpedrinha. O Festival dos Caminhos da Transumância "Chocalhos 2015", decorre entre 18 e 20 de Setembro próximo, com a organização da câmara municipal do Fundão e junta de freguesia de Alpedrinha.
Por Paulo Pinheiro em 30 de Aug de 2015

"O Chocalhos é o evento mais importante que surgiu na região nos últimos 15 anos, no panorama das atividades culturais, temáticas, ambientais e económicas", referiu edil fundanense.

 

Para Paulo Fernandes, em matéria de eventos nesta zona “há um antes e um depois do aparecimento dos Chocalhos. O festival marcou a pauta para outras realizações”, defende o edil.

 

Segundo o autarca, o festival realizado anualmente no concelho do Fundão, no distrito de Castelo Branco, tem um movimento em termos económicos, "muito significativo" para a região.

 

"O festival movimenta sensivelmente um milhão de euros o que é um impacto muito significativo para a economia local e para a região, sobretudo, se pensarmos no modelo de evento que temos", adiantou.

 

O autarca deixou ainda uma palavra de apreço aos pastores, sem o trabalho dos quais o Chocalhos não faria sentido.

 

"Sem os pastores e o vosso trabalho, não estaríamos aqui hoje a celebrar. Os pastores são a fonte primeira de inspiração deste evento. Há um antes e um depois nesta região, desde que se criou o Chocalhos", disse.

 

O orçamento para esta 14.ª edição do festival ronda os 35 mil euros, sendo que 85% do financiamento é a fundo perdido.

 

"Trata-se de um evento que em termos de custo/benefício está bem defendido", sublinhou.

 

O presidente da junta de freguesia de Alpedrinha, Carlos Ventura, destacou a preocupação que a organização tem "de reforçar a temática do evento (a pastorícia) e melhoria da qualidade de oferta aos visitantes".

Durante os dias do festival, além da tradicional animação de rua, vão decorrer ainda a 4.ª edição da Exposição Canina Especializada de Cães de Proteção de Rebanhos e o 2º Concurso "Francisco Galvão", ligado à cabra serrana, referiu João Silvino, do canil d´ Alpetratínia".

Durante o evento, a Liga dos Amigos de Alpedrinha dinamiza uma exposição "Na Cozinha das Nossas Avós", na biblioteca Dr. Santos Costa, promove um atelier sobre alterações climáticas e organiza, na casa da Música António Osório de Sá, a apresentação do livro de poesia "Lagoas, Dunas & Diversos", de Luís Boavida. 

Musicalmente, destaque para as presenças do grupo "Manta de Ourelos" (música tradicional e medieval), "Gaiteiros de Lisboa" e para um concerto denominado "Sons da Canada Serrana", uma imaginada viagem pastoril através da música tradicional das violas beiroas e campaniças, dos cantos alentejanos e beirão, dos adufes e dos bombos, com os violeiros Pedro Mestre e Alísio Saraiva, o Grupo Coral de Beja, as Adufeiras do Paul, os bombos de Lavacolhos e a associação Ocaia.  

Para os três dias do Chocalhos são esperadas cerca de 40 mil visitantes na vila de Alpedrinha, no distrito de Castelo Branco

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados