RCB/TuneIn
S√°bado, 24 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL√ćTICA
PROCESSO EM CURSO
Rádio Cova da Beira
O presidente da união de freguesias de Cantar Galo e Vila do Carvalho espera poder formalizar em breve o processo de geminação entre aquela localidade e a vila francesa de Les Roches du Condrieu, situada na região de Lyon.
Por Nuno Miguel em 29 de Aug de 2015

Os primeiros passos foram dados ainda pelo anterior executivo, depois de uma visita da filarmónica de Vila do Carvalho àquela localidade e o processo esta agora a ser continuado. Recentemente vários responsáveis franceses estiveram de visita a Vila do Carvalho, no âmbito da iniciativa “Mystéria”, onde se verificaram vários momentos de intercâmbio cultural. Pedro Leitão refere que “a próxima situação que nós combinámos, porque eu penso que estes processos de geminação devem trazer proveitos intrínsecos entre as duas comunidades, diz respeito à transacção económica de produtos. Este processo de geminação começou ainda na anterior junta de freguesia e começou com uma ida a França da filarmónica recreativa carvalhense porque existem nessa região muitos emigrantes oriundos da nossa freguesia e do nosso concelho e nós estamos agora a dar-lhe continuidade”.

O autarca de Cantar Galo e Vila do Carvalho acrescenta que este processo de geminação não pode ficar apenas pela parte cultural, atendendo ao facto de Les Roches du Condrieu se situar junto à cidade de Lyon, onde habitam cerca de dois milhões de pessoas, e onde reside uma grande comunidade com raízes no concelho da Covilhã “já fizemos uma transacção cultural e agora é importante poder ir mais além; nós pretendemos que esta localidade possa colocar aqui os nossos produtos e eu próprio, quando me desloquei em França em Maio também já pude levar alguns dos nossos produtos e espero que também seja possível ali coloca-los porque estes estão próximos da segunda maior cidade de França, é uma região com um potencial extraordinário e por isso eu acredito que este processo de geminação vai poder ser concretizado uma vez que estamos a dar passos sólidos nesse sentido”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados