RCB/TuneIn
Quarta, 18 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CASA DO BARRO ABRE PORTAS
Rádio Cova da Beira
O equipamento, que está localizado na freguesia do Telhado, é inaugurado no próximo domingo. A obra representou um investimento na ordem dos 300 mil euros e permitiu a recuperação de um antigo palacete daquela aldeia que pretende agora afirmar-se como uma mais valia cultural e turística para todo o concelho.
Por Nuno Miguel em 28 de Aug de 2015
De acordo com Paulo Fernandes “estamos a falar da recuperação de uma casa senhorial que estava praticamente em ruínas e o trabalho que foi feito vai surpreender muitas pessoas porque se trata de uma obra muito bem conseguida e depois estamos a tirar partido de um dos elementos mais importantes do Telhado, do concelho do Fundão e de toda esta região uma vez que muita gente associa esta freguesia à componente da olaria, que sempre foi um das suas actividades absolutamente vitais e que nós agora pretendemos que tenha um novo impulso com esta aposta”.
O presidente da câmara do Fundão acrescenta que a casa do Barro vai também ser integrada na rota de casas temáticas que já existem no concelho como a das tecedeiras, a do mel ou a dos bombos. Paulo Fernandes destaca que “esta casa vai ser um verdadeiro centro interpretativo ligado a este elemento que vai integrar a rede das nossas casas temáticas, que enriquece a oferta do nosso concelho e ao mesmo tempo vai ter um espaço oficinal para que as pessoas lá possam produzir, podendo também ser criado um espaço de venda”.   
Para além de toda a vertente ligada à olaria, o antigo palacete do Telhado vai também ter um espaço interpretativo em permanência ligado à obra do poeta e escritor Albano Martins, natural daquela freguesia “isso acaba por enriquecer bastante a nossa relação com uma das nossas personalidades mais marcantes e que ali tem as suas origens de evidência e creio que esta relação entre o barro e as palavras vai funcionar muito bem agradar todos aqueles que vão visitar esta casa”.
A cerimónia de inauguração está agendada para o próximo domingo e contempla ainda uma homenagem a Apolinária Formiga com o lançamento da obra “uma poeta popular”.  

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados