RCB/TuneIn
Segunda, 28 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
SECA ANTECIPA VINDIMAS
Rádio Cova da Beira
O calor e a seca levaram a Adega cooperativa do Fundão a antecipar a campanha das vindimas em 15 dias. A partir da próxima quarta-feira, 26 de Agosto, a adega começa a receber uvas. A previsão é ultrapassar os três milhões de quilos de uva. Se não chover até final de Setembro, avizinha-se uma boa campanha não só em termos de quantidade mas também de quantidade.
Por Paula Brito em 25 de Aug de 2015
 "Este ano a vindima começa 15 dias adiantada, já temos vinhas com graduações muito altas, entre os 13º e os 13,5º o que é muito bom. Há dois padroeiros aqui na região que gostam muito de água que é a Sta. Luzia e o S. Miguel, eu faço votos para que não chova para podermos ter uma boa campanha quer em quantidade quer em qualidade”.

O presidente da direcção da adega cooperativa do Fundão, estima que entrem na cooperativa, durante esta campanha, mais de 3 milhões de quilos de uvas “tudo aponta para isso, entre os 3 milhões e os 3,5, uvas brancas e tintas, devem ser entregues separadas, as que tiverem maior grau terão uma bonificação”.

Com mais de mil sócios, a adega do Fundão perdeu, nos últimos três anos cerca de 250 sócios, não só devido à idade mas também devido à nova lei que obriga os associados a passar factura das uvas que entregam na adega “os nossos governantes esquecem que a maioria da agricultura é de minifúndio e feita por velhos como eu”, critica Albertino Nunes que alerta os associados que não passarem factura das uvas entregues não podem receber. Uma situação que tem afastado alguns produtores. Mas esta diminuição de associados não é sinónimo de diminuição da produção “as áreas de produção também têm aumentado e equilibrado a perda de sócios”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados