RCB/TuneIn
Sábado, 17 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
“NÃO TEMOS QUALQUER INFORMAÇÃO”
Rádio Cova da Beira
O presidente da junta de freguesia de Orjais está convicto de que a escola do primeiro ciclo daquela aldeia não vai encerrar portas no arranque do novo ano lectivo.
Por Paulo Pinheiro em 24 de Aug de 2015

O estabelecimento de ensino faz parte de uma lista do ministério da educação que sinaliza para encerrar no concelho da Covilhã nove estabelecimentos de ensino e um jardim de infância mas António Pinto acredita que nenhuma das escolas vai fechar portas. O autarca de Orjais refere que todos os presidentes de junta estão empenhados em evitar que essa situação se verifique “temos estado empenhados nesse sentido mas eu continuo a acreditar que este ano, até porque é ano de eleições, não vamos correr esse risco; até esta data como não há qualquer informação eu penso que vai ficar tudo conforme está. É certo que se verifica uma tendência para a diminuição do número de alunos mas eu e os restantes autarcas enquanto estivermos em funções vamos lutar para que o encerramento de escolas não aconteça”.

 

António Pinto acrescenta que a junta de freguesia de Orjais pretende continuar no próximo ano lectivo com a medida de oferecer os manuais escolares a todas as crianças matriculadas na escola da aldeia. Em 2015/2016 o autarca estima que esse apoio possa abranger mais de uma dezena de agregados familiares “neste momento estou à espera que me seja enviada uma relação dos alunos que se matricularam e nós vamos continuar a ajuda-las com a compra dos manuais e também a suportar todas as despesas directas com a escola; tem sido uma preocupação nossa a questão da educação e vamos continuar a ajudar porque se trata de uma área que para nós é prioritária”.

 

O presidente da junta de Orjais refere que a autarquia ainda não recebeu qualquer contacto por parte do ministério da educação em relação a este assunto e mostra-se convicto de que, em ano de eleições legislativas, o governo não irá proceder ao encerramento de nenhuma escola do primeiro ciclo no concelho da Covilhã. Para além de Orjais encontram-se na lista das escolas da Barroca Grande, Cortes do Meio. Coutada, Ourondo, São Jorge da Beira, Verdelhos, Vales do Rio e Vila do Carvalho e ainda o jardim de infância de São Jorge da Beira.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados