RCB/TuneIn
Terça, 10 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
EXEMPLO DE VIDA
J?lio Santos, 87 anos, natural do Paul, ? o aluno mais velho em Portugal. Frequentou, durante cinco meses, o centro novas oportunidades (CNO) da escola secund?ria Campos Melo, na Covilh?, e viu reconhecidas as suas compet?ncias, adquiridas ao longo da vida. Tem o nono de escolaridade.
Por Paulo Pinheiro em 24 de Jun de 2009

Foi uma amiga do centro de dia do Paul que lhe deu conhecimento da existência do curso “como gosto de ler e fazer poesia, inscrevi-me. É bom aprender mais do que aquilo que sabemos”, refere à RCB o octogenário.

Com o lema aprender até morrer, Júlio Santos admite que foi na área da matemática que sentiu maiores dificuldades “ são problemas mais difíceis de meter na cabeça, o resto foi razoável. Era impossível aprender tudo”, explica.Júlio Santos que foi um dos dezanove formandos que beneficiaram dos protocolos celebrados entre o CNO, coordenado por Rosa Macedo, o agrupamento de escolas “Entre Ribeiras” e o centro social Nª Sª das Dores, e que viram reconhecidas as suas competências.

Homem humilde, tranquilo que vive com harmonia e tenta compreender os seus amigos, Júlio Santos tece elogios à forma como os professores acompanharam os percursos dos formandos “ tivemos muita sorte com os professores, todos muito bons”, afirma à RCB.

Quanto ao futuro, Júlio Santos pretende tirar um curso de informática e vai aceitar outro desafio, alcançar o décimo segundo ano“ A minha família e muitos amigos já me incentivavam. Como as pessoas que andaram comigo também vão, e os professores são os mesmos, vou fazer o décimo segundo ano”, garante o paulense.

Para Sérgio Mendes, professor do CNO, Júlio Santos é “um exemplo de coragem e persistência que serve de estímulos a muitos que podem vir a frequemtar o programa Novas Oportunidades".


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados