RCB/TuneIn
Sexta, 23 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
“UM SONHO CONCRETIZADO”
Rádio Cova da Beira
No dia em que completou dez anos de vida o centro social e comunitário do Peso inaugurou a residência sénior daquela aldeia do concelho da Covilhã. A obra representou um investimento superior a meio milhão de euros e está a funcionar desde o final do ano passado.
Por Nuno Miguel em 28 de Jul de 2015
Apesar de só agora ter sido inaugurada, a estrutura já tem a sua capacidade para 21 utentes totalmente preenchida e actualmente tem mais de 30 pessoas em lista de espera. Rui Amaro, presidente da direcção, refere que a inauguração deste equipamento representa a concretização de um sonho “esta residência sénior foi construída por muitas mãos; participaram na sua construção não apenas os que levantaram estas paredes nem aqueles que idealizaram o projecto. Este sonho aqui materializado carrega consigo uma longa história, de muita luta e trabalho árduo, de homens e mulheres que acreditaram na utopia de um mundo melhor, mais solidário e igual”.  
Para além da inauguração, a cerimónia ficou ainda marcada pela assinatura de um acordo de comparticipação entre a instituição e o director do centro distrital de segurança social e que vai abranger anualmente 14 utentes. Para Melo Bernardo trata-se do apoio possível face ao trabalho de qualidade que esta residência tem vindo a desenvolver “aquilo que nós fazemos não é mais do que utilizar parte dos nossos impostos em prol da comunidade e de uma sociedade que se quer mais justa e fraterna; temos hoje também a oportunidade de assinar um acordo de cooperação para 14 utentes, que é o possível, que significa uma transferência anual superior a 100 mil euros para apoiar esta resposta que é dada às pessoas”. 
Vítor Pereira, presidente da câmara municipal da Covilhã, sublinha que esta obra se enquadra na estratégia de reforçar o apoio social à população mais idosa do concelho que o actual executivo tem vindo a prosseguir “foi por essa razão que quando cheguei à câmara da Covilhã apoiei desde a primeira hora este projecto e demos o nosso contributo financeiro para a concretização desta obra, demonstrando dessa forma à equipa do centro social e comunitário do Peso que podem contar comigo e com este executivo para os apoiar nos seus projectos e junto melhorarmos a nossa terra, as nossas populações, e neste caso concreto cuidarmos dos nossos idosos como eles merecem”.  
Para além dos 21 utentes em lar, o centro social e comunitário do Peso presta ainda apoio a 17 utentes em centro de dia e 16 em apoio domiciliário.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados