RCB/TuneIn
Quinta, 12 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FESTIVAL DA TRUTA NO PA√öL
Rádio Cova da Beira
O Pa√ļl recebe nos dias 31 de Julho, 1 e 2 de Agosto a segunda edi√ß√£o do festival da truta. A iniciativa realizou-se pela primeira vez no ano passado com o objectivo de promover este peixe da ribeira do Pa√ļl, a vila, e unir o movimento associativo.
Por Paula Brito em 28 de Jul de 2015

Um objectivo alcançado em 2014 e que o presidente da junta quer ver reforçado este ano uma vez que aumentou de 9 para 11 o número de associações participantes no festival que mudou o nome e o figurino da festa da vila “quisemos introduzir algumas alterações na festa da vila e até mudar-lhe o nome, criando no ano passado o primeiro festival da truta do Paúl, além disso quisemos também introduzir outra coisa que nos parece muito importante: o Paúl é uma terra com uma riqueza cultural e associativa bastante grande e quisemos juntá-las a trabalhar em prol do Paúl”.

Gabriel Gouveia, presidente da junta de freguesia do Paul, espera este ano superar as 400 refeições servidas na primeira edição.  Este ano, para além da sopa de truta, haverá quatro pratos à disposição dos visitantes, repetindo apenas aquele que foi o maior sucesso do ano passado: a truta com cogumelos e presunto. Rui Pereira, o chef que vai estar a confeccionar ao vivo durante o festival explica os restantes pratos de truta que serão servidos durante os três dias, ao almoço e ao jantar “vamos ter uns filetes de truta panados à francesa, que é em farinha e ovo, vamos ter uma truta que é muito conhecida da gastronomia portuguesa que é a truta em molho de escabeche e vamos ter uma truta grelhada porque este peixe já é muito saboroso, e para acompanhar vamos tentar utilizar tudo o que é aqui do Paúl para divulgar a nossa vila”.

Mas o que é que distingue a truta do Paúl das restantes “é uma truta arco-iris, própria das ribeiras, que pertence à família do salmão, tem uma carne muito rica e suculenta, outra das características é que só tem uma espinha dorsal o que facilita muito a sua confecção, actualmente nas grandes cozinhas, nas cozinhas gourmet, todos os cozinheiros gostam de trabalhar esta truta”.

Festival da truta do Paul no fim-de-semana de 31 de Julho, 1 e 2 de Agosto no Paul.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados