RCB/TuneIn
Terça, 20 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
OBRAS TERMINARAM A TEMPO
Rádio Cova da Beira
As obras no centro da vila de Penamacor ficaram conclu√≠das a tempo da abertura da Feira dos produtos locais ¬ďTerras do Lince¬Ē. √Ä excep√ß√£o da segunda empreitada √† volta do edif√≠cio da c√Ęmara municipal que prev√™ ali a coloca√ß√£o de uma cascata de √°gua, tudo ficou pronto a tempo apesar do p√≥ da obra ainda pairar no ar no dia da abertura do certame.
Por Paula Brito em 26 de Jul de 2015

“As obras, dentro do que estava previsto, estão concretizadas, as obras no largo do município começaram mais tarde, foi uma outra empreitada e vão estar concluídas no final de Setembro”, garante António Beites, o presidente da câmara municipal de Penamacor.

Este ano o certame destaca o mel como um dos produtos regionais do concelho, “porque temos o melhor mel do mundo”, lançando no certame um pote de mel amovível que vai circular dentro e fora de portas. Na feira promovia bolos, broa, borrachões e cocktails de mel que os convidados degustaram à chegada.

Ana Lourenço aproveitou a feira para lançar a marca do mel que comercializa desde há dois anos em Aldeia de João Pires “estamos a fazer o lançamento da nossa marca – Favo de mel – somos apicultores há dois anos, começamos com uma iniciativa do Proder de jovens agricultores, eu e meu marido, foi uma situação de desemprego que nos levou a esta realidade. Temos vendido o mel a pessoas amigas e este ano decidimos aproveitar a feira para fazer esse lançamento da marca”.

Com uma central meleira certificada com capacidade para receber 50 toneladas de mel, o investimento da Meimoacoop continua no entanto aquém das expectativas. A última cresta ficou-se pelas  20 toneladas, confirma o presidente Domingos Bento que tem uma justificação para a central receber apenas mel de cerca de 20% dos produtores da região controlada “o grande problema que temos é a resistência das pessoas que extraem em casa e fazem a comercialização própria a amigos e vizinhos, a dificuldade está aí, porque a produção de um ano de mel pode atingir as 100 toneladas na nossa zona controlada que é Penamacor, Belmonte, Sabugal e Guarda”.

Mas nem só de mel vive a feira de Penamacor: azeite, queijo, bolos e pão caseiro, artesanato e tasquinhas como a tasca dos fardos, em pleno miradouro, explorada pela associação de jovens da vila como explica Luís Abreu “sendo o nosso concelho um concelho envelhecido, a nossa associação pretende captar jovens à vila, criar animação e dar mais vida ao concelho”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados