RCB/TuneIn
Domingo, 15 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
EMOÇÃO NA HOMENAGEM A MARIA JOSÉ MIRANDA
Rádio Cova da Beira
Foi uma sessão emotiva e de afectos no passado sábado a homenagem, no palácio do Picadeiro, a Maria José Miranda. Professora durante quase 30 anos, foi directora da escola serra da Gardunha, impulsionadora do museu etnográfico da Liga dos Amigos de Alpedrinha, terra onde nasceu em 1959. Maria José Miranda faleceu aos 54 anos.
Por Paula Brito & Paulo Pinheiro em 15 de Jul de 2015

Passados dois anos sobre o seu desaparecimento chegou a homenagem da terra que a viu nascer, pelas mãos da instituição que ajudou a impulsionar, como recordou a presidente da Liga, Marília Hilário “uma mulher com um espírito muito alegre e energia contagiante, e o que possibilitou a criação do museu etnográfico foi a capacidade que ela tinha de reunir as pessoas em torno dela e prol de um objectivo comum”.

A Liga dos Amigos de Alpedrinha decidiu agradecer o empenho de Maria José Miranda oferecendo à família um pequeno quadro em ardósia que perpetua esse reconhecimento.

Foi o filho de Maria José Miranda que recebeu o agradecimento e que retribuiu em nome da família “é uma honra e um privilégio para nós esta homenagem a alguém que foi e continua a ser tão importante nas nossas vidas, bem como um enorme orgulho ver o seu nome imortalizado.”

No mesmo dia, a câmara do Fundão editou a obra que reúne o trabalho de pesquisa de Maria José Miranda sobre o livro de actas da câmara de Alpedrinha a que se dedicou nos últimos anos de vida, como recordou a vereadora com o pelouro da cultura na câmara do Fundão, Alcina Cerdeira “uma obra que reflecte algo que lhe dizia muito que era a sua terra, ela andava tão entusiasmada com este trabalho que era uma forma também de se esquecer do grande problema que trazia”.

Paula Pereira, docente e colega da homenageada, deixou o testemunho sobre a personalidade contagiante de Maria José Miranda “uma mulher determinada, lutadora, este livro de actas é o exemplo da sua coragem, mesmo quando as forças pareciam faltar, ela impôs a si própria uma disciplina”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados