RCB/TuneIn
Segunda, 09 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
O LADO DESCONHECIDO DE PESSOA
Rádio Cova da Beira
Lu√≠s Rosa Dias, sobrinho de Fernando Pessoa, esteve no Fund√£o a mostrar o lado desconhecido para o p√ļblico do poeta que utilizava o verbo como forma de express√£o e partilha de conhecimento.
Por Paula Brito & Dulce Gabriel em 13 de Jul de 2015

Numa intervenção em que mostrou fotos e contou histórias de família, o sobrinho de Pessoa também leu um poema de devoção ao tio que “vivera para amar”.

Numa intervenção a que assistiram alguns admiradores da sua obra, o sobrinho de Pessoa recordou que morou na casa de seu tio, em Lisboa, e que Pessoa brincava muito com eles, dando conta dos versos que escrevia para eles e a que chamou “Versos tontos para entreter crianças”.

Sobre Fernando Pessoa, o sobrinho contou ainda que via o poeta "como o tio Fernando e mais nada. Só depois de os meus pais morreram é que comecei a frequentar os lugares do poeta e não os lugares do meu tio".

A palestra que juntou na mesma mesa o fundanense Eduardo saraiva que é amigo do sobrinho de Pessoa, o director do Museu Municipal do fundão, João Rosa e a vereadora na cultura na CMF. Alcina Cerdeira afirmou que "é um orgulho para o Fundão ter entre nós um sobrinho de Fernando Pessoa" e agradeceu a Eduardo Saraiva "pelo entusiasmo que colocou na vinda" do sobrinho de Fernando Pessoa. Um agradecimento extensivo a João Mendes Rosa pelo trabalho dedicado ao centenário da revista Orpheu que tem marcado a agenda cultural no Museu Municipal do Fundão. Ao sobrinho do poeta, João Mendes Rosa entregou uma novela que escreveu recentemente e que será apresentada em Salamanca.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados