RCB/TuneIn
sábado, 01 out 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI: VALOR DA PROPINA MANTÉM-SE
Rádio Cova da Beira
O conselho geral da Universidade da Beira Interior aprovou a proposta apresentada pelo reitor daquele estabelecimento de ensino superior para a manutenção do valor da propina para o próximo ano letivo, que é de 1037 euros anuais.
Por Paulo Pinheiro em 27 de Jun de 2015

À saída da reunião do conselho geral, o reitor da UBI, António Fidalgo, justificou a medida devido ao contexto de crise que se vive e das dificuldades financeiras sentidas por muitos alunos

" As razões são as mesmas do ano passado. Felizmente a situação está a melhorar mas continuamos a verificar que há estudantes com dificuldades. É atendendo à situação social dos estudantes e dos candidatos a alunos da UBI que propusemos o não aumento das propinas"  

 O presidente do conselho geral da UBI concorda com a decisão e destaca ainda o fato da medida da reitoria ser suportado pelo “volume exagerado de cobranças não conseguidas, o atraso no pagamento das tranches das propinas”.

Refira-se que o regulamento de atribuição de bolsas aos estudantes do ensino superior vai sofrer alterações, mudanças já reivindicadas pelas associações académicas. Se estivessem em vigor a UBI teria mais 83 bolseiros, um aumento de três por cento.

O conselho geral apreciou o relatório de atividades apresentado pelo reitor, o documento das contas já tinha sido aprovado na última reunião do órgão, que mereceu elogios dos conselheiros.

Foram criadas três comissões de trabalho: uma para os assuntos institucionais, outra para os financeiros e uma comissão da inserção da UBI na comunidade da região e no desenvolvimento do país. Comissões compostas por cinco elementos (três professores, um estudantes e um funcionário) cujos convites vão ser feitos brevemente pelo presidente do órgão. Paquete de Oliveira explica o objetivo das comissões aprovadas

"São comissões de trabalho que pretendem preparar documentos para que os conselheiros quando se pronunciem sobre eles estejam melhor informados sobre os temas".

Os conselheiros ouviram ainda o provedor do estudante apresentar o relatório do último trimestre e sugerir o estabelecimento mais atempado do calendário académico

"Além do calendário académico os regulamentos que regimentam as relações entre os estudantes e a universidade, os restantes órgãos e os professores", disse o presidente do CG.

Os membros do conselho geral visitaram as instalações do UbiMedical e "a impressão geral foi muito positiva"

 



  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados