RCB/TuneIn
Sexta, 05 Jun 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
TARTÃS ESCOCESES EM DESTAQUE NO MUSEU
Rádio Cova da Beira
O N√ļcleo da Real F√°brica Veiga do Museu de Lanif√≠cios da UBI recebe, a partir desta quinta-feira at√© setembro, ¬ďA magia do xadrez nos lanif√≠cios: os tart√£s escoceses¬Ē. A exposi√ß√£o representa mais uma iniciativa dedicada √† hist√≥ria dos lanif√≠cios com o tecido tart√£ a ser o protagonista. A inaugura√ß√£o da mostra decorre esta quinta-feira, pelas 18:00H.
Por Paulo Pinheiro em 18 de Jun de 2015

De acordo com o Museu de Lanifícios, da Universidade da Beira Interior (UBI), a exposição tem três objectivos:

“Apresentar um dos tecidos clássicos de lã mais fabricados no mundo, que, na moda, é recorrente, sobretudo por parte de alguns estilistas e marcas internacionais; divulgar os recursos têxteis existentes no Arquivo Histórico que provêm da indústria de lanifícios da região da serra da Estrela; e clarificar os conceitos ‘clã’, ‘tartã’, ‘xadrez’ e ‘kilt’, articulando, simultaneamente, o tartã nos lanifícios com o ‘design’ de moda’”.

O conjunto é apresentado com recursos a cinco temas. “Escócia – o país dos ‘Highlanders’”; “Os clãs da Escócia”; “O tartã – símbolo dos clãs e da Escócia”; “O kilt”; e “O tartã na moda”, que pretendem dar uma resposta à questão: “Mas, afinal, o que é o tartã ou tartan?”. Um tecido que ao longo dos últimos 50 anos, alimentou simultaneamente a indústria têxtil, dominada por algumas grandes fábricas, e a indústria do turismo do Reino Unido. Em Portugal, particularmente a região da serra da Estrela, também tem produzido este tecido de forma recorrente.

“A magia do xadrez nos lanifícios: os tartãs escoceses”tem produção e organização do Museu de Lanifícios, a colaboração o Serviço de Difusão e Imagem da Biblioteca e do Centro de Recursos do Ensino e Aprendizagem, centros da UBI e o apoio de cidadãos e empresas. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados