RCB/TuneIn
Sábado, 30 Mai 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
COVILHÃ: CAFÉ LITERÁRIO COM DEANA BARROQUEIRO
Rádio Cova da Beira
Escritora de romances históricos, Deana Barroqueiro é a convidada do "Café Literário", desta terça- feira, pelas 21h30 no café ‘’Verdinho", na Praça do Município da Covilhã.
Por Paulo Pinheiro em 16 de Jun de 2015

Autora de uma vasta obra, predominantemente de personagens e acontecimentos do Renascimento e Descobrimentos Portugueses, período que estuda há mais de vinte anos, escreveu, também, numerosos romances inspirados em conhecidos personagens da História.

 

Com o seu projeto de escrita criativa “Palavras, leva-as o vento?” foi a inúmeras escolas, de norte a sul do país, para promover o interesse pela leitura entre os alunos de diferentes níveis de escolaridade. O sucesso dessas publicações escolares foi um incentivo para escrever para um público mais lato, ainda que num peculiar registo literário, o do romance histórico, tendo publicado, de 2000 a 2010, onze romances históricos e dois livros de crónicas da Antiguidade Pré-Clássica, o primeiro dos quais, “Contos Eróticos do Velho Testamento”, foi editado no Brasil e traduzido em espanhol e italiano. O seu romance “D. Sebastião e o Vidente” foi distinguido com o Prémio Máxima de Literatura 2007 – Prémio Especial do Júri.

 

Deana Barroqueiro faz parte do “Dicionário de Escritoras Portuguesas – das origens à atualidade “, por Conceição Flores, Constância Lima Duarte e Zenóbia Collares Moreira, da Editora Mulheres.

 

Filha de pais portugueses, mas nascida nos Estados Unidos da América, veio para Portugal com dois anos de idade, onde quis fazer a sua vida e exercer a profissão de professora e, posteriormente, de escritora.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados