RCB/TuneIn
Sexta, 14 Ago 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FIM DE SEMANA DAS FREGUESIAS NO HOTEL
Rádio Cova da Beira
Fim-de-semana das freguesias no Hotel Serra da Estrela durante o Verão. De Junho a Outubro, o hotel recebe, quinzenalmente, uma freguesia da região da Serra da Estrela que vai mostrar a sua gastronomia, artesanato, folclore e tradições. Dinamizar o hotel em época baixa e trazer aos turistas os sabores e os saberes genuínos na Estrela, são os principais objectivos da iniciativa.
Por Paula Brito em 28 de May de 2015

"O fundamental é que os turistas venham a esta região e conheçam um pouco de cada freguesia. Os turistas quando visitam determinada região, muitas vezes vão aos restaurantes e estão a comer comida nacional, o nosso objectivo é trazer pratos típicos que se estão a perder no seio das famílias, e queremos reavivar essas receitas e trazer esses sabores ao turista”.

Segundo João Paulo Carreira, director da Turistrela, outro dos objectivos da iniciativa é abrir o hotel à região “acabar um pouco com o estigma como o habitante da região vê o hotel, uma coisa fechada, o Verão traz muita gente à serra mas têm algum receio de entrar no hotel, pensando que é só para hóspedes, e nós queremos acabar com esse estigma abrindo o hotel a toda a gente”.

O hotel está receptivo às freguesias da região que pretendam aderir a esta iniciativa. A primeira será Cortes do Meio, em data a designar. O fim-de-semana começa à sexta, com a primeira de quatro provas de produtos gastronómicos da freguesia que se irão realizar até domingo no restaurante medieval do hotel.

A mostra e venda de produtos locais, com observação ao vivo do trabalho dos artesãos, acontece no exterior do hotel durante as tardes de sábado e domingo. Durante o fim-de-semana haverá ainda três manifestações culturais da freguesia em destaque.

No final, em Outubro, o hotel organiza uma grande festa onde vai distinguir os melhores e apresentar os próximos projectos da Turistrela como o centro de alto rendimento em altitude, o templo das águas e as telecabines. Todos a finalizar a parte burocrática e a aguardar pelo novo programa de fundos comunitários.      


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados