RCB/TuneIn
Sábado, 16 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
BIBLIOTECA CENTRAL DA UBI: "SALA ABERTA" 24 HORAS
Rádio Cova da Beira
O reitor da Universidade da Beira Interior, António Fidalgo, inaugura na próxima quarta-feira (3 de Junho), pelas 17:00H, um novo espaço na Biblioteca Central da UBI: a «Sala Aberta», pensada e preparada para funcionar dia e noite, durante sete dias na Semana.
Por Paulo Pinheiro em 28 de May de 2015

Durante a noite, entre as 23:00h e as 08:30h da manhã, acede-se à sala através de uma porta situada no pátio da Biblioteca Central, dotada com leitor eletrónico de Cartões da UBI, o que vai permitir saber quem entrou, quando entrou e quando saiu. Este controlo de acesso mediante Cartão pessoal é importante em termos de segurança.

 

No dia 3, o primeiro acesso será feito, simbolicamente, com o Cartão de Leitor do Prof. Tito Cardoso e Cunha que além de Professor Emérito da UBI é, formalmente, também o primeiro «Leitor Benemérito» da Biblioteca.

 

A abertura da sala é uma medida preconizada pelo atual reitor da Universidade da Beira Interior que, com ela, "quer dar um sinal a toda a Academia: na UBI pode e deve estudar-se around the clock, a horas e desoras. Basta querer!". Refira-se que este espaço só fecha quando toda a UBI encerra.

 

Simbolicamente, na mesma altura é entregue à presidente da AAUBI, Francisca Castelo Branco, a chave de um duplo placard que existe na sala para que a associação académica disponha desse espaço de comunicação como entender.

 

"Para lá de alegórica, a abertura desta sala vai ao encontro de um desejo concreto, várias vezes manifesto pelos alunos: ter um open space na UBI para estudar, só ou em grupo, a que horas quiserem. Para lá da AAUBI, também alguns alunos Erasmus Mundus já se mostraram muito satisfeitos com a inauguração deste novo Espaço sem Tempo. E assim, de longitude em longitude, se procura fomentar aquele ambiente de estudo que, por emulação, até os menos bons torna excelentes", refere o director da biblioteca central, José Maria Silva Rosa.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados