RCB/TuneIn
Quarta, 03 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FESTIVAL DA PAISAGEM NO GEOPARK NATUTERTEJO
Rádio Cova da Beira
O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional está a promover, até 14 de Junho, o Festival da Paisagem,uma forma de promoção integrada dos municípios que constituem o Geopark Naturtejo, com 20 iniciativas, a que se junta este ano Penamacor com um Geoconcerto no Geomonumento Vieiro das Gralhas.
Por Paulo Pinheiro em 27 de May de 2015

O evento, que anualmente celebra o território do Geopark, a sua paisagem, a sua geodiversidade, os seus patrimónios, as suas tradições, conta com diversos festivais temáticos como o Festival da Cereja, o Festival das Flores, o Festa da Badana, o Festival dos Percursos Pedestres, a Festa do Município em Proença-a-Nova e o Festival “Sabores do Rio”. Destacam-se também percursos pedestres como a GeoRota do Orvalho, os Trilhos do Estreito e o Passeio de Montes da Senhora, por alguns dos mais belos caminhos do Geopark Naturejo. No que toca aos sabores do território, decorrerá em Oleiros uma acção promocional do emblemático Cabrito Estonado para a criação da Confraria do Cabrito Estonado que difundirá o medieval modo de confecção desta iguaria.

 

A actividade física é também uma componente marcante deste evento com o Festival de Desporto de Natureza, a Prova de BTT Orientação em Idanha-a-Nova e o Congresso Internacional da Actividade Física. Em Nisa, em plena paisagem alentejana, decorrerá a Feira do Livro, com programação cultural paralela. 

Paralelamente decorrerão, ao longo das três semanas, vários programas educativos e exposições destinados ao público escolar, assim como a entrega de prémios do Concurso Escolar dedicado ao Ano Internacional dos Solos e a comemoração do Dia Mundial do Ambiente.

 

O Festival da Paisagem insere-se no âmbito da Semana Europeia de Geoparques, reconhecidos pela UNESCO, festejado simultaneamente por todos os geoparques europeus, que promovem natureza e cultura associadas à sustentabilidade ambiental. Recorde-se que se aguarda a aprovação do Programa «Geoparques Globais da UNESCO» pela Conferência Geral da UNESCO, em Novembro, após este já ter sido validado pelo seu Conselho Executivo, em Abril.

 

Pode conferir a programação detalhada do evento no site do Geopark Naturtejo, www.naturtejo.com. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados