RCB/TuneIn
Sexta, 05 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
GARDUNHA ACOLHE PROVA DE TRAIL RUNNING
Rádio Cova da Beira
Cerca de uma centena de participantes de todo o país são esperados na primeira edição desta iniciativa, organizada no próximo dia 14 de Junho pela associação “Gardunha Viva” em parceria com a câmara do Fundão.
Por Nuno Miguel em 21 de May de 2015
O parque do convento foi o local escolhido para a partida desta competição. Uma modalidade que combina a corrida com a caminhada e embora ainda não tenha muitos adeptos na região tem vindo a ganhar novos praticantes ao longo dos últimos tempos. Miguel Gavinhos, vice presidente da câmara municipal acredita que estão reunidas todas as condições para que a iniciativa se possa afirmar ao longo dos próximos anos no calendário anual de iniciativas desportivas que decorrem no concelho “é uma prova interessante que combina a caminhada com a corrida em serra, que é uma actividade nova e que ainda não tem muitos praticantes no concelho embora nesta primeira edição a nossa expectativa passa por termos aqui cerca de uma centena de participantes do todo o país e creio que esta primeira edição pode ser um bom pontapé de saída para uma iniciativa que faz todo o sentido no nosso concelho”. 
O autarca acrescenta que “estamos a falar de mais um grande evento que se vai associar à serra da gardunha que, somando a todos os outros, estamos a falar num número aproximado de 2800 desportistas que tem vindo até ao nosso concelho anualmente; são números interessantes e que correspondem à visão de valorização da serra da gardunha como um activo turístico desta região associada ao desporto e as excelentes condições que tem para a prática de diferentes modalidades”. 
Esta é também a primeira vez que a associação “Gardunha Viva” realiza uma prova com estas características e de acordo com o presidente da direcção, Carlos Rodrigues, ela foi pensada com algumas variantes por forma a despertar o interesse do maior número de participantes “vamos ter um trail longo com uma extensão de 30 quilómetros, um curto que vai ter uma extensão de 15 quilómetros e ainda uma caminhada de nove quilómetros. Todas as provas vão começar no parque do convento, junto à «pedra d´hera» vamos criar alguns trilhos para que os participantes sintam mais alguma dificuldade e na prova mais longa vamos passar pelo Souto da Casa para também nos associarmos aos 125 anos da tomada do Carvalhal; vamos terminar em Alcongosta porque esse domingo vai ser o último dia da festa de cereja e será também uma forma de possibilitar aos participantes conhecerem esse certame”.   
Uma prova que vai ter também um carácter solidário uma vez que todos os inscritos na caminhada vão pagar um euro de inscrição, sendo que o valor angariado vai reverter na íntegra para os bombeiros do Fundão. O prazo de inscrições está aberto até ao próximo dia três de Junho.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados