RCB/TuneIn
Terça, 15 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
PENAMACOR: EDUCAÇÃO GRATUITA PARA TODOS
Rádio Cova da Beira
A Câmara Municipal de Penamacor (CMP) vai, a partir do próximo ano lectivo, oferecer os livros e os transportes escolares a todas as crianças e jovens que residam e frequentem as escolas do concelho. A iniciativa insere-se num projecto mais abrangente de combate ao insucesso e absentismo escolar que preocupa o presidente da autarquia penamacorense.
Por Paula Brito em 30 de Apr de 2015
“Fiquei alarmado com os resultados escolares do primeiro trimestre, parece que existe um clima generalizado por parte dos alunos, dos docentes, dos auxiliares (… ) o nível de absentismo é arrepiante, não consigo entender porquê e alguém tem que ter responsabilidade nesta matéria, temos que fazer um trabalho conjunto para melhorar o nível de ensino”. António Beites quer retirar o agrupamento de escolas Ribeiro Sanches dos últimos lugares do ranking e acabar com o elevado absentismo dos alunos que se traduz em três mil faltas este ano lectivo.

O projecto de regulamento de apoio à educação, aprovado por unanimidade na última assembleia municipal, é um primeiro passo.  Os livros e o transporte gratuito para todos os alunos, do pré-escolar ao secundário, são as principais novidades do novo regulamento “todos os alunos do concelho de Penamacor vão ter os manuais gratuitos, contemplando já os alunos de 5 anos, com o livro de trabalhos do jardim-de-infância e depois todos os alunos até ao secundário, o mesmo vai acontecer com os transportes escolares, o que não acontecia até agora”, explicou  Ilídia Cruchinho, vereadora com o pelouro do ensino na câmara municipal de Penamacor.

Do regulamento faz ainda parte um apoio aos alunos do concelho, mais carenciados, que frequentem o ensino superior “todos os alunos que ingressem no ensino superior poderão ter apoio, estamos aqui a contemplar os alunos do escalão 1 e 2, que são os que têm mais dificuldades económicas”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados