RCB/TuneIn
Quarta, 13 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
JAZZ NA COVILH
Rádio Cova da Beira
É um projecto que arranca no próximo dia oito de Maio e que resulta de uma parceria entre o grupo IMB hotéis e o projecto “Profund Whatever”. A iniciativa pretende chamar a atenção de jovens músicos que estão a estudar na região e que podem ter assim a oportunidade de realizar espectáculos num contexto mais profissional.
Por Nuno Miguel em 30 de Apr de 2015
De acordo com Luís Veiga, administrador do grupo IMB, este projecto pretende alcançar dois grandes objectivos “por um lado eliminar aquele mito que existe de que o jazz é algo que não se percebe bem, que não é dancável e que é só para uma elite; aquilo que nós queremos com esta parceria é incentivar e divulgar o jazz na Covilhã e encontrar talentos junto da nova geração emergente e que existem em várias escolas da Covilhã”. 
Os dois melhores novos talentos que se inscreverem para esta iniciativa vão actuar numa grande final, que está marcada para o próximo mês de Julho. Mas antes disso todos vão ter oportunidade de actuar em concertos que decorrem a partir de Maio “vamos fazer concertos semanais que vão decorrer de forma alternada no clube de campo da Covilhã e no h2otel sempre abertos a toda a população; na Covilhã vamos ter sempre um talento pré seleccionado que vai fazer uma actuação com os «Profund Whatever» e em Unhais iremos promover concertos que vão contar regularmente com a presença de um músico convidado do panorama do jazz nacional ou internacional”.
O projecto “Profund Whatever” é dinamizado por músicos que sentiram a necessidade de criar esta espaço na Beira Interior para trocar experiências e procederem a gravações com qualidade de estúdio a um custo mais reduzido. Pedro Santos, um dos seus responsáveis, sublinha que estão a ser desenvolvidas várias actividades desse tipo nas instalações do “New Hand Lab” e com resultados muito positivos “ele começou por ser um grupo de músicos que se foram juntando mas que depois de algum tempo acabámos por começar a actuar juntos e a tornar-nos amigos; em determinado momento sentimos que era necessário criar uma organização onde os músicos pudessem efectuar gravações «low cost» com qualidade de estúdio e terem um espaço para trocar ideias até de composição musical e foi assim que este projecto acabou por nascer, independentemente dos projectos individuais de cada um e encontrámos no «New Hand Lab» o espaço ideal para o desenvolvimento dessas actividades”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados