«Que é Feito dos Dias na Cave» é o nome da curta-metragem que estudantes de Cinema da UBI estão a desenvolver para o seu projeto final de curso. O thriller apresenta a tentativa de fuga de um jovem de um hospital psiquiátrico e, de acordo com o Canal Superior, está à procura de um financiamento de mil euros, através da plataforma de crowdfunding PPL até ao dia 6 de maio.
A «necessidade de ser livre e de enfrentar os fantasmas do passado» são temas a ser abordados no projeto, cuja equipa técnica e criativa é composta maioritariamente por estudantes.
Protagonizado por João Sério, «Que é Feito dos Dias na Cave» conta a história da tentativa de fuga de Marco, um «jovem perturbado», que tenta sair do hospital psiquiátrico onde se encontra enclausurado. «O objetivo é que o espectador se sinta uma personagem do filme e há alguma interação ao longo de todo o filme», explica Rafael Almeida, realizador da curta-metragem, ao Canal Superior.
Apesar de a equipa ter já algum apoio por parte do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), o apoio através de crowdfunding é também necessário. Dos mil euros pedidos na campanha lançada há pouco mais de uma semana, foram angariados já mais de 500, valor que surpreendeu a equipa.
«Não estávamos à espera que fosse tão rápido, mas ainda bem que foi. Algumas pessoas têm dado contribuições e temos também o caso de pessoas que nem conhecemos e que decidiram contribuir», conclui o estudante.