RCB/TuneIn
Segunda, 08 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CLASSBAND ESTREIA NA MOAGEM
Rádio Cova da Beira
O projecto Classband, a funcionar na Escola de Silvares, desde o passado mês de Novembro, foi apresentado na moagem na tarde de domingo. Pela primeira vez os alunos, dos 6 aos 14 anos, subiram ao palco para mostrarem o trabalho que realizaram durante os últimos quatro meses de aprendizagem musical, com aulas de orquestra e de instrumentos de sopro.
Por Paula Brito em 21 de Apr de 2015


“Até agora a Classband tinha feito alguns pequenos momentos musicais mas dentro da escola, dentro da estufa, e chegou a hora de apresentar ao público para os pais verem o trabalho e de preparação para o concerto que se avizinha na próxima semana em Sta. Maria da Feira”, explica Carlos Salazar, o maestro da banda filarmónica de Silvares que promove em parceria com a escola, e sob o patrocínio da Yamaha, este projecto que será apresentado, a convite da marca de instrumentos, no próximo dia 26 de Abril no grande auditório do Europarque “acho que é uma experiência única para os miúdos, estamos a falar de uma das maiores salas de espectáculo do país, há músicos profissionais que passam muitos anos sem nunca ali actuar, estas crianças vão ter um dia inesquecível, com mais de 700 pessoas a aplaudi-los e a acarinha-los, somos o grupo mais jovem do projecto”.

Para os jovens alunos da escola de Silvares, foi a primeira vez que pisaram um palco com público, e apesar do nervosismo inicial, a experiência foi inesquecível como contou à RCB Flávio Gonçalves “foi diferente eu não sabia como era, estava muito nervoso mas depois passou”, um nervosimo que levou Tomás Serra a enganar-se mas sem problemas “ninguém é perfeito” e o mais importante é o projecto “acho que é muito bom porque há pessoas que não podem entrar numa banda porque não há na sua terra, e se houver na escola todos podem participar”.

A directora do agrupamento de escolas Gardunha e Xisto elogiou o trabalho dos jovens que pode ter continuidade no próximo ano. Para Cândida Brito, a fórmula tem tudo para dar certo “associámos o ensino da música na escola, com uma actividade extracurricular em parceria com o meio e que é uma mais-valia para todos”.

Apesar de estar a ser desenvolvido na escola de Silvares, a banda filarmónica desafia outras escolas do concelho a abraçar o projecto “se alguma escola quiser pegar nele nós teremos todo o gosto em divulga-lo e espalhá-lo pelo concelho, quando começamos em Silvares havia apenas cinco projectos destes no país, agora já são 10 e estão a ter muito bons resultados”.


































 















  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados