RCB/TuneIn
Sexta, 05 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
SOLAR À ESPERA DA RECUPERAÇÃO INTERIOR
Rádio Cova da Beira
Recuperação exterior do Solar dos Condes das Quintãs, nos Três Povos (Fundão), está concluída. Um investimento de 135 mil euros, 60% através da RUDE e 40% financiado pela câmara municipal do Fundão.
Por Paulo Pinheiro em 13 de Apr de 2015

O desafio que se segue, ou seja a segunda fase, é a intervenção interior do edifício. Os valores estimados para a obra rondam os 200 mil euros e a junta de freguesia espera que em 2016 as obras comecem.

Luís Cerdeira afirma que esta nova etapa é importante e obrigatória e mostra-se convicto de que o processo não ficará pelo caminho:

 

“Iremos conseguir terminar o projecto e assim preservar e recuperar a traça interior que o solar tinha. Vamos esperar. Penso que a candidatura é feita em 2015 e ainda aprovada este não e em 2015 as obrsa podem começar”, afirma o autarca.

 

Depois da obra efectuada, a ideia da autarquia dos Três Povos é ali concentrar todos os serviços da junta e proporcionar um espaço às colectividades da freguesia:

 

“A casa é enorme, dá para concentrar todos os serviços da junta e também as colectividades, grupo desportivo e o rancho folclórico, terão aqui um espaço próprio”, explica Luís Cerdeira.

O Solar das Quintãs, ou Solar do Conde, é uma construção datada do século dezoito, apesar de possuir características arquitectónicas do século anterior.

 

Durante muito tempo foi uma casa de habitação de uma família abastada. Está inutilizada desde há alguns anos a esta parte. Foi doado ao povo do Salgueiro por Maria de La Salette Trigueiros Frazão.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados