RCB/TuneIn
S√°bado, 19 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
BILINGUE MOSTRA APRENDIZAGENS
Rádio Cova da Beira
Num espet√°culo que encheu de pais e encarregados de educa√ß√£o o Oct√≥gono do Fund√£o, as quatro turmas de ensino bilingue no Fund√£o deram boa mostra de um ciclo de aprendizagem em duas l√≠nguas iniciado h√° quatro anos e que aguarda continua√ß√£o no 2¬ļciclo do ensino b√°sico.
Por Dulce Gabriel em 13 de Apr de 2015

A aprendizagem adquirida no Estudo do Meio foi o mote para um espetáculo em que uma centena de alunos do primeiro ao quarto ano de escolaridade apresentou no Octógono do Fundão. Um trabalho pedagógico e educativo que foi uma viagem desde o bê à bá da cidadania e comportamento até à sociedade atual e à relação das pessoas com a natureza o convívio e as tecnologias. Uma peça a partir de um livro muitas vezes analisado pelos alunos do bilingue na biblioteca Eugénio de Andrade e que orgulha Fernanda Batista, docente do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto (AEGX)coordenadora do ensino de inglês

 

"Estou muita satisfeita. Estes meninos aprendem o inglês de uma forma diferente, ou seja, é através dos conteúdos do Estudo do Meio. É de uma forma simples, divertida e correcta que aprendem a língua porque têm os quatro domínios a leitura, escrita, oralidade e a audição", explica a docente. 

 

"Um trabalho notável" que comprova o espírito de entrega dos professores e outros agentes educativos que orgulha a diretora do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, Cândida Brito

 

"Foi um investimento muito grande neste projecto, foi um desafio e até um risco. Era a primeira vez que se fazia em Portugal, era um número restrito de escolas e nós decidimos apostar e avançar. Sabíamos antecipadamente que ia dar muito trabalho e era necessário muito empenho da parte de todos. Esta equipa de professores tem sido muita empenhada, muito trabalhadora, que abraçou este projecto com muita coragem", refere aquela responsável.

Quatro anos depois do início do ensino bilingue no Fundão a directora do AEGX está "confiante e optimista" quanto à aprovação do ensino em duas línguas no 2ºciclo do ensino básico.

 

"Temos o nosso trabalho em andamento e espero que continuemos a ter todo o apoio do Ministério da Educação para desenvolver o projecto também no segundo ciclo. Continuará no primeiro, isso é ponto assente, mas queremos que esta turma de quarto ano tenha um quinto e um sexto anos bilingue" defende Cândida Brito.

 

As decisões deverão ser conhecidas no dia 18 de abril. No Fundão o optimismo quanto à continuação do projeto é generalizado e a aposta num ensino diferenciador é valorizada pela vereadora da educação na Câmara Municipal do Fundão, Alcina Cerdeira.

 

"Para o nosso concelho é uma oferta valiosa porque é importante que a aprendizagem da língua inglesa, que é universal, seja efectuada o mais cedo possível. É fundamental para diversas áreas", afirma a autarca 

 

"Um trabalho extraordinário" que mobiliza toda a comunidade educativa da Escola Básica Senhora da Conceição e que contagia a equipa técnica da biblioteca municipal Eugénio de Andrade


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados