RCB/TuneIn
Domingo, 26 Mai 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"ILUSTRAÇÕES DA DIVINA COMÉDIA DE DANTE, POR SALVADOR DALI"
Rádio Cova da Beira
É o nome da exposição que a partir desta quarta-feira pode ser visitada n´A Moagem - Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão. A abertura oficial está marcada para as 18:00H.
Por Paulo Pinheiro em 25 de Mar de 2015

Outras da categoria:

 

A mostra contém 100 gravuras da Coleção Barony of Fulwood Trust, está patente de 26 de Março a 30 de Junho e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 14.00h às 17.30h. A entrada tem o custo de cinco euros.

Em 1957, o Governo italiano encomendou a Salvador Dalí a ilustração da “Divina Comédia”, de Dante Alighieri. As aguarelas de Dalí eram para ser reproduzidas como xilogravuras e lançadas num conjunto de impressão de edição limitada, em homenagem aos 700 anos do nascimento de Dante.

Muitas vezes considerada a maior obra da literatura europeia medieval, a “Divina Comédia”, escrita entre 1307 e 1321, descreve a viagem simbólica de Dante pelo Inferno, Purgatório e Céu. O poema épico é composto por três livros de 33 contos cada, além de um canto introdutório.

Dalí começou imediatamente a criar um série de 100 aguarelas, cada uma ilustrando um canto do poema. Quando o projeto foi anunciado ao público, os italianos ficaram indignados pelo facto de um espanhol ter sido escolhido para a ilustração de uma das maiores obras realizadas por um italiano, tendo sido o contrato rescindido. Dalí, confiante que um editor poderia ser encontrado, continuou a trabalhar.

Para colocar as aguarelas de Dalí em placas impressas, estas foram cuidadosamente traduzidas num conjunto de placas xilográficas de madeira e resina, tendo sido necessárias cerca de 4000 placas unidas para imprimir as 100 gravuras, sendo que para algumas gravuras foram necessários mais de 50 blocos de xilogravuras, num processo que durou cinco anos. Os editores franceses Éditions les Heures Claires e Editions Joseph Foret produziram, então, conjuntamente a Divina Comédia, em 1964, naquele que Dalí considerou como um dos projetos mais importantes da sua carreira.

Salvador Dalí, como jovem artista, viveu livremente entre várias formas de arte, incluindo pintura tradicional, Cubismo, Futurismo e pintura metafísica. Uma visita a Paris introduziu Dalí para artistas e escritores influenciados pelas teorias controversas de Sigmund Freud. As suas atividades artísticas também incluíram escultura e cinema, contribuindo ainda para o teatro, moda e fotografia.

Nascido em Florença, em 1265, Dante é considerado como o maior poeta da Toscana. O seu primeiro trabalho escrito, "La Vita Nuova", foi concluído em 1294 como uma homenagem ao seu amor e musa Beatrice, que o guia através do Paraíso (Céu) na "Divina Comédia". Dante começou a compor a "Divina Comédia", em Verona, Itália, onde ele estava a viver no exílio político, e completou-a em 1321, pouco antes da sua morte, em Ravenna, Itália.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados