RCB/TuneIn
Domingo, 09 Ago 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
AMDF ESTREIA "STABAT MATER"
Rádio Cova da Beira
A Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF) estreia esta semana o concerto Stabat Mater . Stabat Mater é uma sequência católica do séc. XIII atribuída a Inocencio III e ao franciscano Jacopone da Todi.
Por Paulo Pinheiro em 24 de Mar de 2015

Esta oração que se inicia com as palavras Stabat Mater dolorosa (estava a Mãe dolorosa) medita sobre o enorme sofrimento de Maria, Mãe de Jesus, durante a crucificação.

 

Trata-se de um dos textos sacros que mais vezes foi adotado pelos compositores ao longo da História da Música. Esta composição de Rheinberger originalmente concebida para órgão e coro misto está estruturada em quatro andamentos. Durante a fruição desta obra compreendemos a grande mestria do compositor no tratamento das vozes e no domínio técnico do instrumento para o qual tanta música escreveu.

Stabat Mater é apresentado esta sexta-feira às 21.00 na igreja de São João no Sabugal, sábado às 21.30 na igreja matriz do Fundão e domingo às 16 horas na igreja matriz de Penamacor.

Além da obra de Rheinberger, o concerto será preenchido com Messe Bréve de Léo Delibes e temas de Bach; Hãndel; Mozart e Fauré. O espetáculo será dirigido pelo maestro Bruno Martins e terá em palco o Coro Misto, Solistas e a Orquestra de Cordas e a Orquestra Clássica da AMDF.

 

 

 

 

 

 

Fonte: AMDF 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados