RCB/TuneIn
Quinta, 24 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
GINÁSIO DA COVILHÃ: UM CLUBE CENTENÁRIO
Rádio Cova da Beira
É a segunda mais antiga colectividade da cidade da Covilhã, a seguir ao Clube União, e completa esta sexta-feira 120 anos de existência. Passado um século, o Ginásio Clube da Covilhã depara-se hoje com a falta de jovens para dar continuidade ao trabalho das anteriores direcções.
Por Paulo Pinheiro em 13 de Mar de 2015

Foi um clube da elite covilhanense, nas instalações só entravam ricos e alguns remediados. Aos operários a entrada estava vedada. Mas a sociedade mudou, a elite não existe e juventude também não. Durante a tarde, são os reformados que dão vida ao clube no jogo da sueca, às vezes os jovens que ocupam os bilhares.

O presidente da direcção não esconde que o futuro do clube pode estar em causa "se não aparecer juventude que com novas ideias, dinamize a colectividade". Até o jogo das damas, uma das actividades mais fortes do clube, está a ter cada vez menor adesão dos sócios. O torneio nacional de damas, que chegou a mobilizar centenas de pessoas, embora seja realizado no último fim-de-semana de Maio, tem menos participantes até porque "há cada menos associados a jogar esta modalidade", refere Carlos Barroca.

Com uma longa história, rica de acontecimentos, o Ginásio Clube chegou a ter 700 sócios contra os 300  que nos dias de hoje continuam fieis à colectividade, "que não tem problemas financeiros", assegura o presidente do clube.

Os responsáveis tentam, até final do mês, organizar um jantar comemorativo dos 102 anos, mas ainda não tem data definida. Apesar de tudo, o presidente do elenco directivo tem uma palavra de esperança para o futuro

"Espero que venham jovens e qua o Ginásio continue vivo", refere aquele responsável. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados