De acordo com as características aprovadas pela resolução do conselho de ministros, a moeda "A língua portuguesa", apresenta no anverso, no campo central, a representação do perfil de Fernando Pessoa sob um fundo constituído por um padrão em que se repete a frase "A minha pátria é a língua portuguesa", no campo inferior é representado o mar figurando o escudo nacional e a legenda "República Portuguesa 2009", no reverso, no campo central, surge a imagem de Luís de Camões e o valor facial, como elementos de fundo surgem linhas que se entrecruzam como em mapas antigos, no campo inferior é representado o mar, na orla da moeda inscrevem-se as legendas "Língua Portuguesa" e "Património Cultural".
Ainda segundo a decisão do Governo, a cunhagem desta moeda dá continuidade à série "Europa", "reconhecendo a importância do português como uma das línguas maternas mais faladas no mundo".
José Simão, nasceu em Castelo Branco, em 1960, é licenciado em escultura pela faculdade de belas artes da universidade de Lisboa (1994), engenheiro técnico de máquinas pelo instituto superior de engenharia de Lisboa e professor na ESART. Tem desenvolvido a sua actividade na área da escultura, privilegiando a escultura para espaços públicos e a medalhística. Arrecadou vários prémios, o último no ano 2000 - o 1º prémio no concurso para a medalha comemorativa do 1º centenário do cofre de previdência.