RCB/TuneIn
Quinta, 19 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
IDANHA CRIA UNIVERSIDADE SÉNIOR
Rádio Cova da Beira
A Universidade Sénior de Idanha a Nova, arranca no próximo mês de Maio. O projecto, que se estende a todas as freguesias do concelho, surge inserido na candidatura de Idanha à rede de cidades criativas da Unesco na área da música, por isso a universidade terá uma forte componente musical.
Por Paula Brito em 28 de Feb de 2015

“É claramente uma universidade virada para a música, o adufe, a viola beiroa, a área informática aplicada à música, a tradição, o contexto histórico, uma infinidade de processos que poderão ser desenvolvidos nesta universidade”, justifica João Abrantes director artístico da filarmónica idanhense que vai aproveitar o saber dos alunos da universidade sénior para incrementar o trabalho de pesquisa do Centro de Recursos da Memória e da Música.

Outra das novidades da universidade sénior de Idanha a Nova é que será desenvolvida a partir da vila de Idanha mas descentralizada a todas as freguesias do concelho “a ideia é que envolva a associações das freguesia, que a Universidade Sénior possa acontecer em todas as freguesias, o toque do adufe de Monsanto é diferente do toque do adufe de S. Miguel d´Acha, mas também o canto da Sra. do Almortão é diferente em cada localidade”, acrescenta o presidente da câmara municipal de Idanha a Nova. Para Armindo Jacinto, a Universidade Sénior cumpre dois objectivos “a transmissão da nossa cultura através da oralidade, mas também que cumpra um propósito educativo, que possamos transmitir nos programas escolares estes valores culturais que o concelho tem”.

A Universidade Sénior de Idanha a Nova pode ser frequentada por maiores de 50. A fase é de inscrições e recolha de voluntários para o corpo docente. As aulas, segundo os promotores, deverão começar em Maio.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados