RCB/TuneIn
Quinta, 19 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PROCISSÃO DOS PASSOS NO FUNDÃO
Rádio Cova da Beira
É o primeiro grande momento de reflexão, este domingo (1 Março), e introspecção no âmbito das Celebrações Quaresmais no Fundão. Foi criada em 12 de Outubro de 1643, ano em que se realizou pela primeira vez. Bulada por Urbano VIII, nasce em simultâneo com a “Confraria dos Passos” (absorvida pela Santa Casa da Misericórdia em 1742) a quem cabia organizar esta manifestação religiosa.
Por Dulce Gabriel em 28 de Feb de 2015

Tem lugar no segundo domingo da Quaresma e atrai milhares de pessoas. Foi nesse ano de 1634 que o mesmo Urbano VIII concedeu indulgências aos irmãos da Ordem Terceira de São Francisco do Fundão, pela notoriedade que o seu contributo assumira nas celebrações da Semana Santa. O cortejo, inicia-se na Igreja da Misericórdia do Fundão e é precedido do primeiro sermão (do Pretório).

O andor do Senhor dos Passos, engalanado de violetas, marca a imagem grave e veraz da Via Crucis que os anjos, personalizados pela puerícia parecem aliviar.

O cortejo, liderado pelo provedor da Misericórdia e pelas entidades eclesiásticas, é acompanhado por uma banda filarmónica e desperta a atenção de pessoas de toda a região.

Incorpora as principais entidades da cidade numa viagem que permite observar as edículas com as cenas da Paixão de Cristo desde a Igreja da Misericórdia, passando pela rua 25 de Abril; Largo de Santo António e Avenida da Liberdade rumo à rua Teodoro Mesquita; João Franco e Espírito Santo com destino à Capela do Calvário onde se realiza o sermão (do Calvário).

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados