RCB/TuneIn
Segunda, 23 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
TESE DE JOSÉ LUÍS MENDES EM LIVRO DA FPF
Rádio Cova da Beira
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) publica livro baseado em dissertação defendida na UBI pelo ex-treinador de futsal da Associação Desportiva do Fundão. José Luís Mendes estudou a formação de atletas no futsal, investigação que a Federação aproveitou para publicar com a sua chancela.
Por Paulo Pinheiro em 27 de Feb de 2015

Outras da categoria:

A dissertação de mestrado de José Luís Mendes, defendida na Universidade da Beira Interior (UBI), no âmbito do 2º Ciclo em Ciências do Desporto, serviu de base ao livro agora editado pela Federação Portuguesa de Futebol. O trabalho, intitulado “Etapas de Formação do Jogador de Futsal”, foi escrito em co-autoria por José Luís Mendes, Jorge Brás e Pedro Palas e poderá assumir-se como uma obra de referência para a formação de jogadores desta vertente do futebol.

 

O ex-aluno da UBI faz parte da equipa técnica do organismo que tutela o futebol em Portugal, ocupando o cargo de Selecionador Nacional de Futsal, no escalão sub-21. Descreve o livro como “uma proposta metodológica para o ensino do jogo de futsal, bem como um conjunto de exercícios, de acordo com o nível de desempenho evidenciado pelos alunos/atletas”. “É um documento extremamente prático e será, sem dúvida, uma referência  para todos os agentes ligados à modalidade, principalmente nos clubes e nas escolas”, acrescenta. 

José Luís Mendes, natural da Covilhã, defendeu a dissertação a 24 de Julho de 2013, tendo obtido 19 valores. Logo na altura, o estudo elaborado no Departamento de Ciências do Desporto da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas foi apontado pelo júri das provas como um forte contributo para o futuro da modalidade.

A orientação de “Etapas de formação para a especialização do jogador de futsal” esteve a cargo de Bruno Travassos, docente da UBI, com experiência no trabalho de campo. É atualmente o treinador da equipa da I Divisão Nacional de Futsal, Desportiva do Fundão.

Para José Luís Mendes, a formação adquirida na UBI foi determinante para que a investigação de mestrado tenha resultado num livro disponível no portal da Internet da FPF. “A dissertação de mestrado realizada na UBI, superiormente orientada pelo Prof.  Bruno Travassos, serviu de alicerce para a elaboração e consequente publicação do livro”, salienta.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: UBI 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados