RCB/TuneIn
Quinta, 19 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FÍSICA DAS PARTÍCULAS EM DESTAQUE NA UBI
Rádio Cova da Beira
"Ser cientista por um dia…com as mãos nas partículas!", é o convite que institutos de investigação e universidades de 42 países fazem, até 2 de Abril, a estudantes do ensino secundário para experimentar a vida na linha da frente da investigação fundamental.
Por Paulo Pinheiro em 27 de Feb de 2015

As masterclasses internacionais em física de partículas oferecem aos estudantes a oportunidade de serem físicos de partículas por um dia, analisando dados reais recolhidos no acelerador do CERN.

Em Portugal, 13 instituições do ensino superior organizam Masterclasses em colaboração com o LIP, Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, promotor nacional da atividade, e com o apoio da Agência Ciência Viva.

Este sábado, 28 de Fevereiro, a Universidade da Beira Interior acolhe as Masterclasses , à semelhança doa que acontece no Instituto Politécnico de Beja, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa  e na Universidade de São Tomé e Príncipe.

A física de partículas é uma das mais importantes áreas na vanguarda da investigação científica. As Masterclasses vão ao encontro deste interesse e oferecem aos estudantes do ensino secundário a oportunidade de explorar este mundo novo: eles também podem trabalhar com dados recentemente adquiridos pelas experiências no LHC

A ideia fundamental deste programa anual é que os estudantes trabalhem de forma tão similar quanto possível à dos cientistas. “Os estudantes ficam a conhecer a realidade do funcionamento da ciência trabalhando diretamente com físicos de partículas. Nas Masterclasses Internacionais eles ficam com uma ideia de como funciona a investigação moderna em física” diz Michael Kobel, professor de física na Universidade Técnica de Dresden e responsável pelo programa internacional.




 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados